Projeto de extensão promove oficina em escola de Lages durante o Sepei 2013

6. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Câmpus Lages, Eventos, Matérias

aprendendo_marDurante o 3° Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação (Sepei 2013), realizado de 28 a 30 de agosto no Câmpus Lages do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), o Câmpus Itajaí promoveu a oficina “Aprendendo com o Mar”. A atividade foi realizada com quinze crianças de 4 a 6 anos de idade, alunos da pré-escola do Centro de Educação Infantil Bairro São Paulo. A oficina foi ministrada pelos professores Benjamim Teixeira, Laura Pioli Kremer e Renata Costella Acauan.

aprendendo_mar2O principal objetivo da oficina foi propiciar aos alunos uma vivência sobre o meio ambiente marinho, contemplando principalmente a sua rica diversidade biológica. Em um primeiro momento foi solicitado para que desenhassem os organismos marinhos que eles conheciam. Após o desenho, as crianças assistiram a vídeos sobre a baleia azul – o maior animal do planeta – e sobre os organismos microscópicos que vivem à deriva na coluna d’água, o plâncton. “Os alunos ficaram muito surpresos com o tamanho da baleia. Ficaram admirados também com as inúmeras formas dos organismos planctônicos. Muitos até gritavam de espanto durante o filme”, conta a professora Laura.

aprendendo_mar4Após a exibição dos vídeos, os alunos puderam observar diversos organismos marinhos sob microscópios, como microrganismos planctônicos e também invertebrados marinhos, como caranguejos de costão rochoso, poliquetas (minhocas marinhas) e anfípodas (minúsculos crustáceos semelhantes aos camarões). Depois eles puderam ver de perto alguns peixes em um aquário.

Para finalizar a oficina, os alunos puderam observar um casco grande de tartaruga e assistiram a uma pequena peça de teatro que contava a história de como a tartaruga morreu. “Nesta história abordamos a problemática da ingestão do lixo pelas tartarugas, que é a principal causa de morte destes animais, e refletimos com os alunos que, mesmo morando longe do mar, o lixo que eles jogam nos rios são levados e podem ser ingeridos pelas tartarugas”, conta Laura.

A professora relata também que algumas das crianças que participaram da oficina nunca viram o mar. “Para nós, professores, foi muito gratificante poder trabalhar com crianças nesta faixa etária e que moram distantes do ambiente marinho. O entusiasmo, espontaneidade e curiosidade delas é contagiante”, avalia.

Sobre o projeto

aprendendo_mar3O projeto “Aprendendo com o Mar”, que vem sendo desenvolvido desde agosto de 2012 em parceria com a Associação Náutica de Itajaí (ANI), tem como focos a diversidade, o meio ambiente e a cultura marítima. As atividades ocorrem por meio de ações de sensibilização e de oficinas temáticas. O principal objetivo é levar a educação ambiental a alunos de escolas públicas e incentivar a inclusão da disciplina nos currículos das escolas.

Outras oficinas

Além da “Aprendendo com o mar” outras quatro oficinas foram realizadas nas escolas de Lages durante o Sepei 2013: “Xadrez como ferramenta pedagógica”, “Explorando o software GeoGebra”, “Descobrindo o artesanato através da transformação” e “Dança circular”. Ao todo, cerca de 150 alunos de escolas públicas do município participaram das atividades.

Tags: , ,