Delegados dos câmpus finalizam nova versão do PPI

13. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias, Reitoria

Os 109 delegados de todos os câmpus e da reitoria que participaram, nesta quinta-feira (12), da Assembleia Geral do Projeto Pedagógico Institucional (PPI) finalizaram a discussão sobre o texto do novo documento, o qual será parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) vigente entre 2014 e 2018. ppi-sao-jose-pdi-01Por meio de votação, todas as proposta de alteração apresentadas no documento-base foram apreciadas. O PPI segue, agora, para votação no Colegiado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) e no Conselho Superior (Consup).

Segundo a secretária executiva do PDI, Crislaine Gruber, antes de ser enviado ao Cepe e publicado no site do PDI, o novo PPI irá passar por uma revisão textual, técnica e de encadeamento de ideias, a qual será realizada pelas comissões Operacional e Central. “Isso será necessário devido à forma como ocorreu a apreciação do documento na assembleia, com parágrafos e trechos isolados do PPI sendo aprovados, alterados ou excluídos um a um”, explica.

ppi-sao-jose-pdi-02Com a finalização do PPI, os câmpus podem concentrar-se na etapa de diagnóstico do PDI. “Os câmpus e a reitoria têm até a próxima sexta-feira (20) para enviar a sua matriz SWOT, conforme o cronograma da fase III do PDI”, lembra Crislaine.

A assembleia

Para a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, a Assembleia Geral do PPI foi um marco no processo de gestão democrática dentro da instituição. ppi-sao-jose-pdi-03“A participação de todos os câmpus e da reitoria foi fundamental para chegarmos a uma proposta de texto adequada à nossa realidade, pois somos uma instituição muito complexa e que precisa conseguir se enxergar num documento tão importante como é o PPI”, destaca.

Os alunos também participaram do evento e contaram com delegados como a estudante Jessica Reichert, de 17 anos, do curso técnico integrado em Química do Câmpus Jaraguá do Sul. “Quando entramos no IFSC, poucos de nós têm contato com o PPI. Mas a presença dos alunos na construção do documento faz com que a nossa opinião e nossa visão sobre a instituição estejam contempladas no PPI”, afirma Jessica.

A realização da assembleia também foi importante para o servidor Evandro Belmiro da Silva, delegado do Câmpus Geraldo Werninghaus. “O evento proporcionou a reunião de representantes de todo o Estado e de diversas áreas dentro do IFSC, possibilitando a exposição de ideias e o esclarecimento das propostas. Espero que outros documentos tão importantes quanto o PPI tenham um processo de construção semelhante ou ainda mais aprimorado e participativo”, diz.

Além dos delegados e da reitora da instituição, participaram da Assembleia Geral do PPI os pró-reitores, membros das comissões Operacional, Central e Temáticas e servidores do Câmpus São José, totalizando cerca de 150 pessoas.

Tags: , ,