IFSC dá início à estruturação do Centro de Formação e Apoio à EaD
13. setembro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, ReitoriaRepresentantes das pró-reitorias de Ensino, Pesquisa, Pós Graduação e Inovação, Administração e Desenvolvimento Institucional deram início este mês ao trabalho de estruturação do Centro de Formação e Apoio à Educação a Distância (EaD), cuja criação foi autorizada pelo Conselho Superior em 22 de agosto. De acordo com a pró-reitora de Ensino, Daniela de Carvalho Carrelas, a equipe busca definir, em linhas gerais, as políticas de implantação do Centro de Formação e Apoio à EaD, bem como a revisão do marco regulatório – em especial, Estatuto e Regimento Geral – além da elaboração do Regimento Interno da nova estrutura. Paralelo a isso, estão sendo viabilizados os cursos na área da Gestão, para atender a demandas internas, e de Formação Continuada dos Professores dos municípios parceiros, em retorno a demandas externas.
A discussão iniciada em torno da institucionalização da educação a distância no IFSC ocorre desde o início de 2012, quando se verificou a necessidade de criar e consolidar uma estrutura própria para essa modalidade, cujos cursos são ofertados por meio dos programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Rede e-Tec Brasil. Com o amadurecimento da proposta, a partir das reflexões junto à comunidade institucional, destacou-se a necessidade da criação de um Centro de Formação para consolidar a educação a distância e a formação interna e externa nas áreas de Educação e Gestão Pública.
Pela proposta, o Centro de Formação e Apoio à EaD tem como um dos seus objetivos fomentar e articular, em parceria com os câmpus, a oferta de cursos a distância pelos Núcleos de Educação a Distância (NeaDs) de cada câmpus. Outra atribuição prevista para o Centro é a contribuição para que o IFSC alcance a meta de ofertar 20% de seus cursos nas áreas de licenciaturas e formação pedagógica, índice que hoje está em 3,2%.
SAIBA MAIS
Objetivos do Centro de Formação e Apoio à EaD
– ofertar cursos, nos diferentes níveis e modalidades, no eixo tecnológico de Gestão e Negócio, com ênfase na gestão educacional em instituições públicas de ensino e na área da Educação, com ênfase na Educação Profissional e Tecnológica e em EaD;
– estimular a implementação e fortalecer a EaD nos diversos câmpus;
– regulamentar a interação entre a EaD e a estrutura dos câmpus;
– possibilitar a oferta institucional de 20% de EaD nos cursos presenciais;
– conceber, implantar e disseminar metodologias de produção de materiais didáticos relacionadas à EaD na oferta presencial e a distância;
– incentivar a pesquisa em EaD, gestão educacional e em educação profissional, científica e tecnológica.
– desenvolver estratégias de ensino e aprendizagem específicos para estas modalidades de ensino;
– assessorar, acompanhar e avaliar pedagógica e administrativamente, em conjunto com os NeaDs, o desenvolvimento dos cursos na modalidade EaD ofertados pelos câmpus;
– fortalecer a articulação política e institucional com instituições parceiras, para oferta de cursos e compartilhamento de recursos da EaD.
Objetivos dos Núcleos de Educação a Distância (NeaDs)
– ofertar cursos na modalidade a distância em parceria com o Centro de Formação e Apoio em EaD;
– provimento de infraestrutura física, tecnológica, material e de pessoal no câmpus para a oferta de cursos;
– fomentar o desenvolvimento e a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TICs);
– avaliar pedagógica e administrativamente, em conjunto com o Centro de Formação e Apoio em EaD, o desenvolvimento dos cursos ofertado pelo câmpus.