Câmpus Chapecó realiza I Semana da Inclusão

20. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

banner_semana_da_inclusãoEntre os dias 23 e 27 de setembro, será realizada a I Semana da Inclusão no Câmpus Chapecó do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). O evento é coordenado pelo Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), que tem como objetivo discutir a inclusão social e a acessibilidade com alunos e servidores.

A semana irá proporcionar aos participantes atividades de sensibilização, fóruns e palestras com entidades convidadas. Dentre elas estão, o Ministério Público Federal, a Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, a Universidade Federal da Fronteira Sul , a Associação dos Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina, a Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, a Associação de Surdos de Chapecó, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

De acordo com a professora Erica Mastella Benincá, do NAPNE do Câmpus Chapecó, a discussão sobre o tema é fundamental para a convivência no ambiente escolar. “Acreditamos que o primeiro passo rumo a um câmpus mais acessível e, consequentemente mais justo, se dá por meio de discussões e ações que levam à sensibilização da comunidade escolar”, diz Erica.

No encerramento das atividades, um representante da Apae irá ministrar uma palestra e em seguida, as pessoas com deficiência irão apresentar uma coreografia de ballet. “A ideia foi encerrar as atividades apresentando a superação, que evidencia o quanto uma pessoa pode se desenvolver e ser feliz, mesmo com limitações físicas ou mentais”, conta Erica.

Programação:

Segunda-feira (23/09):

– Abertura Oficial
Horário: 13h
Local: Estacionamento do Câmpus Chapecó (caso esteja chovendo, a atividade ocorrerá no ginásio)

– Atividades de Sensibilização
Participação da Associação dos Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina, Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência e Associação de Surdos de Chapecó.
Horário: 13h às 14h20

– Fórum Formativo e Informativo sobre Inclusão Social e Acessibilidade
Participação de representantes do Ministério Público Federal, da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina, do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Universidade Federal da Fronteira Sul, da Fraternidade Cristã de Pessoas com Deficiência, da Associação dos Deficientes Visuais do Oeste de Santa Catarina e Associação de Surdos de Chapecó.
Horário: 14h30 às 16h30
Local: Dependências do Câmpus Chapecó (caso esteja chovendo, a atividade ocorrerá no ginásio)
Todos os servidores estão convidados a participar desse momento de discussão.

Terça, quarta e quinta-feira (24, 25 e 26/09)

– Atividades independentes, desenvolvidas por professores (isoladamente ou em grupos), por curso ou por área. Todos os servidores estão convidados.

Sexta-feira (27/09)

– Palestra e apresentação do Ballet da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais
Local: Ginásio

– Encerramento da I Semana da Inclusão