Prodin orienta elaboração do planejamento estratégico para os próximos cinco anos

27. setembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias, Reitoria

SONY DSCA Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) dá prosseguimento na próxima semana às discussões com os grupos que estão elaborando os objetivos estratégicos da instituição. O trabalho teve início no dia 17 de setembro, quando ocorreu a primeira reunião de gestão ampliada envolvendo pró-reitores e diretores sistêmicos. Todo o processo vai culminar na validação dos objetivos estratégicos, indicadores e metas globais para os próximos cinco anos da instituição, bem como na relação de iniciativas a serem desenvolvidas para cada objetivo estratégico, o que deve ocorrer no Seminário do Planejamento Estratégico, agendado para o final de outubro.

De acordo com a diretora de Gestão do Conhecimento, Silvana Ferreira Pinheiro e Silva, nas primeiras etapas do processo as equipes definiram cinco temas estratégicos a partir de desafios declarados na Missão e Visão, diagnóstico SWOT elaborado pelos câmpus, documentos norteadores e avaliação dos madroprojetos: inclusão social, inserção profissional, inovação e pesquisa, intervenção político-social e identidade e imagem institucional. Cada tema está sendo discutido por um grupo estratégico, em uma sequência de reuniões, a partir de quatro perspectivas: alunos e sociedade; sustentabilidade, responsabilidade orçamentária e financeira; processos; e pessoas e conhecimento. “Cada um desses grupos está pensando em objetivos estratégicos relacionados a cada tema”, explica Silvana. “E para cada objetivo serão definidos indicadores, metas e iniciativas, que são as ações propriamente ditas para se atingir o objetivo”, acrescenta.

Finalizada a primeira rodada de reuniões dos grupos estratégicos, o que deve ocorrer na próxima semana, será feita uma síntese desse trabalho que será levada à segunda reunião de gestão ampliada. Dessa etapa, sairão definidos os objetivos estratégicos, além de uma lista semifinal de indicadores e metas globais, que irão retornar aos grupos estratégicos. Ao final desta etapa, a lista de indicadores e metas globais será levada para validação no Seminário do Planejamento Estratégico. A perspectiva é que esse evento tenha a participação de cerca de 150 servidores dos câmpus e da Reitoria.

Clique aqui para consultar o cronograma do PDI e do Planejamento Estratégico.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.