Abertas oportunidades de bolsas e estudos no exterior para alunos

2. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Matérias

A Coordenadoria de Assuntos Internacionais da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Assint/Proppi) divulga três oportunidades de bolsas e estudos em instituições do exterior para as quais podem concorrer alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Confira abaixo as oportunidades. Mais informações podem ser obtidas com a Assint, pelo e-mail assint@ifsc.edu.br ou telefone (48) 3877-9053.

Áustria – Bolsa de estudos na Universidade de Ciências Aplicadas de Caríntia
A Universidade de Ciências Aplicadas de Caríntia (Cuas), na Áustria, está com inscrições abertas até 10 de março de 2014 para estudantes de até 35 anos que estejam em cursos superiores no Brasil e querem fazer intercâmbio no país europeu. As bolsas de estudo são no valor de 940 euros por mês, com duração de quatro a 10 meses.

Informações detalhadas sobre a bolsa podem ser encontradas aqui. O estudante deve se registrar para o intercâmbio (clique aqui), para poder receber a carta de aceitação da universidade. Os estudantes devem deixar claro durante o registro que têm a intenção de aplicar para o Ernst Mach Scholarship.

Depois de receber a carta o estudante deve se inscrever para a bolsa de estudos neste site: www.scholarships.at.

Estados Unidos – programa Global Citizens of Tomorrow
O programa Global Citizens of Tomorrow, uma parceria da organização AFS Intercultural Programs e da empresa British Petroleum (BP), oferecerá 10 bolsas de estudos para um ano letivo nos Estados Unidos, sendo uma para cada região geográfica em que o AFS divide o Brasil. As inscrições para a prova vão até 14 de outubro, às 18h.

Para participar do processo de seleção do projeto Global Citizens of Tomorrow, é necessário: ter nascido entre 1º de abril de 1996 e 1º de agosto de 1999; ter renda familiar inferior a seis salários mínimos; estar no ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola particular; não ter sido reprovado em nenhuma série; não estar no último ano do ensino médio no momento da inscrição; ter notas acima de 8 ou B+, especialmente em matemática, física, química e inglês; ter nível de inglês intermediário ou avançado (será realizada uma prova de proficiência em inglês).

O embarque dos vencedores para os Estados Unidos está previsto para agosto de 2014. Mais informações no site www.afsbolsasusa.org.br.

Portugal – estudos na Universidade do Porto
Estão abertas as candidaturas para estudantes de graduação que pretendam realizar um período de estudos, no próximo semestre (fevereiro a julho de 2014), na Universidade do Porto, em Portugal.  As informações sobre a candidatura, inclusive um Manual de Candidatura On-line, estão disponíveis aqui.

Consulte aqui os cursos de graduação disponíveis e aqui as vagas existentes. Algumas referências sobre o custo de vida em Porto (Portugal) podem ser encontradas aqui.