Estudantes e coordenadora do IFSC participam do Encontro Nacional de EJA

4. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Eventos, Matérias

A participação no XIII Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (Eneja), realizado em Natal entre 10 e 13 de setembro, foi um importante momento de troca de experiências para três alunas do Proeja e para a coordenadora do programa no IFSC. O evento reuniu pessoas de todo o Brasil, entre educadores, estudantes movimentos sociais, representantes do governo e organizações não-governamentais que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

eneja“Foi muito interessante porque conversamos com pessoas de todo o Brasil. Quem está na EJA quer melhorar e aprender mais, e foi muito bom participar do evento para conhecer outras realidades”, avalia a estudante Eliane Cristina Ferreira, 39 anos, que faz o Proeja em Enfermagem no Câmpus Florianópolis. “Não esperava que tivéssemos voz, mas tivemos”, diz Albertina Souza Vermohlen, 44 anos, também do curso Proeja em Enfermagem do Câmpus Florianópolis.

Além de Eliane e Albertina, também integraram a delegação a estudante Dorvalina Luíza Pereira (confira reportagem feita com ela no Link Digital), do curso Proeja em Cozinha (oferecido em parceria entre os câmpus Florianópolis e Florianópolis-Continente), e a coordenadora do Proeja no IFSC, Elenita Eliete de Lima. Elas integraram a delegação catarinense no evento, composta por 15 pessoas. Na equipe, havia quatro estudantes de EJA, dos quais três eram alunas do IFSC.

“Foi fundamental levar as alunas. Elas conseguiram trocar experiências e ter contato com gestores da EJA de outros estados e com representantes do Ministério da Educação. Nosso desejo era levar pelo menos um educando de cada turma do Proeja, mas infelizmente tínhamos restrição de recursos. O fato de termos conseguido levar 3 já foi um avanço uma vez que no Eneja anterior não houve participação de nenhum educando do IFSC”, destaca Elenita.

O Eneja teve como tema “Políticas Públicas em EJA: conquistas, comprometimentos e esquecimentos”. Foram formados 10 grupos de trabalho, cujas ideias resultantes da discussão foram apresentadas em plenária. As representantes do IFSC participaram do GT “EJA e a relação com o trabalho”, constituído por estudantes, gestores e professores.

“Foi nesse espaço que os educandos tiveram a oportunidade de expressar suas angústias, dificuldades, reconhecimentos e sugestões para melhorar a Educação de Jovens e Adultos do País”, lembra Elenita. “Lutamos por melhores condições para os alunos, como bolsa e, por que não, uma espécie de merenda para os estudantes que trabalham o dia todo?”, afirma Albertina.

O EJA no IFSC

O IFSC trabalha com a EJA desde 2004, como conta Elenita. Na época, foi oferecido o curso de Ensino Médio para Jovens e Adultos (Emja) no atual Câmpus Florianópolis. Hoje a instituição possui cursos ligados ao Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja).

De acordo com o Anuário Estatístico elaborado pela Diretoria de Estatísticas e Informações Acadêmicas da Pró-reitoria de Ensino (Deia/Proen), o IFSC ofereceu 15 cursos na modalidade Proeja em 2012 e encerrou o ano passado com 289 matrículas em curso desse programa.

Esses números devem ser ampliados nos próximos anos. A resolução 11/2013 do Conselho Superior prevê que a partir de 2014 o IFSC deve oferecer pelo menos 10% das vagas de ingresso para o Proeja. Para o ingresso 2014/1, estão previstos os cursos Proeja/Técnico de Eletromecânica (Câmpus Chapecó), Proeja/Técnico de Gastronomia (Câmpus Florianópolis-Continente), Proeja/FIC em Fotografia Digital: Edição de Imagens (Câmpus Palhoça Bilíngue) e Proeja/FIC em Informática Básica (Câmpus Urupema).