Exibição do documentário “Jaraguá 2010” mobiliza 350 pessoas no Câmpus GW

4. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Matérias

exibio jaragua 2010Cerca de 350 pessoas, entre servidores e alunos, assistiram ao documentário “Jaraguá 2010”, no auditório do Câmpus Geraldo Werninghaus do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) no dia 1º de outubro. Foram quatro horários de exibição, oportunizando a boa parte das turmas o debate sobre a situação atual e o futuro do município.

Após o documentário, o diretor do filme, Gilmar Moretti, promoveu um debate com os espetadores. Entre os principais tópicos abordados foram algumas deficiências de Jaraguá do Sul, como cultura e mobilidade social.

“Jaraguá 2010” trata-se do primeiro longa-metragem produzido no município. O trabalho resultou de três anos de pesquisas e captação de imagens, mas tem como ponto de partida o projeto Jaraguá 2010, um movimento que na década de 1990 reuniu diversos segmentos, sob a liderança da Associação Empresarial, tendo como pano de fundo o planejamento das bases de crescimento da cidade nos anos seguintes.

Gilmar Moretti na época presidia a entidade empresarial e lembra que muito do que se discutiu acabou acontecendo. A pergunta que fica, então, é: e agora? “É um exercício de cidadania, de provocação, para que as pessoas se vejam nas imagens e pensem sobre o querem para sua cidade”, resume Gilmar.

Tags: