Gestão Hospitalar promove debate sobre Desafios do Sistema de Saúde

4. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

O curso superior de tecnologia em Gestão Hospitalar do Câmpus Joinville reuniu, na última sexta-feira (dia 27), gestores de hospitais, políticos, professores da área, alunos e representantes da comunidade para uma ampla discussão sobre os desafios do Sistema de Saúde do Município. O 1º Fórum de Debates, realizado na Câmara de Vereadores, é uma das etapas do projeto de pesquisa iniciado neste semestre e que tem como objetivo analisar os desafios do sistema e propor soluções. Cerca de 100 pessoas participaram do debate.

Fórum Gestão Hospitalar1Segundo o coordenador do projeto, professor Jorge Cunha, questões relacionadas ao financiamento da Saúde dominaram boa parte das discussões. “Ficou claro que um dos principais desafios é um sistema informatizado interligando todos postos e unidades de saúde. Sem o registro adequado de todos os procedimentos, os recursos repassados pelo governo federal ficam abaixo do necessário para cobrir as despesas”, afirmou. Para ele, o Fórum foi muito importante para reforçar a importância de se implantar um sistema eficiente para gerenciar os processos.

O diretor tesoureiro do Sindicato dos estabelecimentos de Serviços de Saúde da região Norte de Santa Catarina, Hilário Dallmann, também destacou a gestão como um dos principais desafios do setor. “O sistema público gasta até quatro vezes mais que o particular. É um problema de gestão”, afirmou. Ele elogiou a iniciativa do Curso de Gestão Hospitalar por oportunizar que vários segmentos se reúnam para pensar em soluções. E falou para os estudantes: “Quando se entra no mercado não quer mais sair. Eu digo com experiência. Trabalho como gestor de 1986.”

O vereador Levi Rioschi, presidente da Comissão de Saúde da Câmara, destacou a importância do Fórum para a formação dos estudantes e para que todos envolvidos possam entender alguns entraves do sistema. “Alguns dizem que faltam recursos, para outros o problema é gestão. Penso que recurso existe, mas a gestão é que deve estar voltada para os anseios da população”.

Além deles, participaram da mesa de debate o diretor do Câmpus Joinville do IFSC, Maurício Taques; o representante do prefeito Udo Döhler, Hamilton do Nascimento; o representante do Conselho Municipal de Saúde, Lourenço Foss Joenck; o diretor do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, Hercílio Fronza Junior; e a enfermeira Antonia Grigol, professora do curso de enfermagem do Bom Jesus/Ielusc e ex-secretária municipal de Saúde.

O projeto “Desafios do Sistema de Saúde de Joinville: Análise e Soluções Estratégicas” é desenvolvidos pelos estudantes Denize Schwenker (3º módulo), Vanessa Garcia (3º módulo), Júlio César Spíndola Gomes (2º módulo), sob coordenação do professor Jorge Cunha.

O 1º Fórum de Debates contou ainda com o apoio dos estudantes Robson Neitzke e Nelly Bernal (ambos do 1º módulo), que fazem parte do projeto “Planejamento Estratégico dos Hospitais Filantrópicos”.

Tags: ,