Projeto estimula interesse pela Engenharia Biomédica

11. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

Biomédica2Alunos do curso técnico integrado de Eletroeletrônica do Câmpus Joinville estão sendo apresentados a uma área pouco conhecida por eles mas que é uma importante opção para o futuro: a Engenharia Biomédica. Eles podem testar o funcionamento de uma placa que simula o funcionamento de um aparelho de eletrocardiograma – aquele que identifica a intensidade dos batimentos cardíacos. Trata-se de um circuito elétrico ligado a eletrodos que medem a diferença de potencial e fazem a lâmpada de LED piscar de acordo com a frequência cardíaca.

A atividade é fruto de uma ação conjunta de pesquisa entre o Câmpus Joinville do IFSC e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A universidade tem há um ano e meio um programa para levar informações sobre o curso de Engenharia Biomédica para estudantes das Engenharias, sob coordenação da professora Daniela Suzuki, do curso de Engenharia Elétrica, com auxílio de três bolsistas.

Biomédica1E graças à parceria com a professora Bárbara Ogliari Taques, do Câmpus Joinville, pela primeira vez a atividade foi ofertada para alunos do IFSC. A pesquisa começou este ano. “O objetivo é oferecer cursos que estimulem os alunos a conhecer mais a área da Engenharia Biomédica e, com mais possibilidades de atuação profissional, ajudar a evitar a evasão”, afirma a professora.

Dois alunos do Técnico de Eletroeletrônica são bolsistas neste projeto: Alexandre Sehnem e Alysson Luis Pereira. Eles ajudam a montar as placas e depois orientam os outros colegas do curso. “Ver o funcionamento, a luz piscando é o mais motivante”, afirma Alexandre. Alysson diz que o que aprendeu no projeto está sendo usado também em outras atividades: “Aprendi a usar os AMPOP (amplificadores operacionais) para diminuir os ruídos da tensão”, conta.

O próximo curso será na Semana de Ciência e Tecnologia para os alunos do curso técnico concomitante de Eletroeletrônica.

Tags: