Seminários técnicos da Fenaostra terão participação do IFSC

14. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Eventos, Matérias

ostrasOs professores Mathias Alberto Schramm e Thiago Pereira Alves, que atuam no Laboratório de Pesquisa em Algas Nocivas e Ficotoxinas do Câmpus Itajaí do IFSC, vão participar como ministrantes em três minicursos do 14° Seminário Técnico da Fenaostra, que será realizado nos dias 17 e 18 de outubro, em Florianópolis.

Os minicursos são voltados a um público bastante amplo que tenha interesse na área da maricultura, como maricultores, pessoas que pretendam implantar empreendimentos de cultivo ou processamento de moluscos, comerciantes, proprietários de restaurantes que trabalham com frutos do mar e estudantes da área de alimentos.

A participação dos docentes do IFSC se dará com a abordagem dos perigos que devem ser controlados na produção e comércio de moluscos bivalves – como ostras, mexilhões e vieiras, culturas predominantes em Santa Catarina. De acordo com Schramm, o tema será trabalhado de acordo com as peculiaridades de cada público: no caso do minicurso sobre as regras para implantação de restaurantes especializados em moluscos, por exemplo, serão abordados os riscos relacionados à manipulação inadequada ou às condições inadequadas de armazenamento.

Nos três minicursos, os riscos relacionados a florações de algas nocivas e ficotoxinas (substâncias tóxicas provenientes das algas) serão abordados, além de problemas relacionados a micro-organismos patogênicos e outros contaminantes que podem tornar os moluscos inadequados para o consumo. As algas nocivas são as responsáveis pelas conhecidas “marés vermelhas”, fenômeno comum em todo o litoral.

Esta será a primeira participação do IFSC nos seminários técnicos da Fenaostra. Schramm explica que o convite partiu da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), que é responsável pela organização dos minicursos, em função da experiência do IFSC com o trabalho de monitoramento de algas nocivas nas áreas de cultivos de moluscos do litoral catarinense. Esse trabalho é feito em parceria com a Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola (Cidasc) e integra um programa do Ministério da Aquicultura e Pesca.

Além dos minicursos, a programação do 14° Seminário Técnico da Fenaostra inclui também palestras com especialistas de diversas instituições. As inscrições podem ser feitas até o dia 15 de outubro. Para mais informações, clique aqui.

Foto: Prefeitura Municipal de Florianópolis

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.