Projeto de extensão promove apresentação musical em Itajaí

17. outubro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Eventos, Matérias

alegria_choroNo dia 23 de outubro, o Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) irá promover uma apresentação de choro com o Trio Juntando os Cacos, de Florianópolis. O evento acontece na Casa da Cultura Dide Brandão, a partir das 20h. A apresentação é aberta ao público em geral e a entrada é gratuita.

O evento será a primeira atividade do projeto de extensão “Noite Musical: a Alegria do Choro”, coordenado pela servidora do Câmpus Itajaí Gabriele Mendes da Silva. Ela é mestre em Música, e viu no edital de extensão uma possibilidade de trabalhar dentro de sua área de formação. “Entrei no IFSC há pouco tempo, no último concurso, e não resisti ao edital aberto”, conta. Além de Gabriele, o aluno do curso técnico de Eletroeletrônica Lucas Mauri Corrêa também atua no projeto como bolsista.

A apresentação irá abordar temas como o surgimento do choro e as danças que o compõem. No repertório, estarão obras de alguns dos principais compositores do gênero, como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazaré, Pixinguinha e Jacob do Bandolim. Segundo Gabriele, o choro é uma das mais genuínas formas de expressão musical do Brasil. “Resolvi abordá-lo porque sei que aqui na cidade ele é bastante tocado, principalmente durante o Festival de Música. Então pensei que seria mais fácil partir de um conteúdo que já faz parte da cultura local”, explica.

Gabriele conta que, além dessa noite musical, o projeto prevê a realização de uma pesquisa dentro do câmpus sobre as experiências musicais dos servidores e alunos. “Queremos identificar músicos e apreciadores da música dentro da instituição que possam, futuramente, participar de outras atividades musicais propostas pelo câmpus, como por exemplo, oficinas, cursos de qualificação, semanas culturais, batalhas musicais, concurso de talentos… enfim, é o início de uma movimentação cultural aqui no Câmpus Itajaí”, revela.

O Trio Juntando os Cacos é formado pelos músicos Leandro Pacheco (bandolim), Gustavo Lopes (violão sete cordas) e Leonardo Kretzer (pandeiro). A apresentação ainda contará com a participação de Gabriele no violino.

Tags: , ,