Morro do Fortunato conta com curso de Condutor Ambiental do Pronatec
25. outubro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: MatériasMais uma novidade ofertada pelo IFSC Câmpus Garopaba é o curso de Condutor Ambiental que está sendo desenvolvido no Morro do Fortunato, comunidade remanescente de quilombos. O curso é um convênio estabelecido entre o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e o IFSC.
Para atuar de maneira direcionada ao público, professores e coordenador do programa no Câmpus Garopaba reuniram-se no dia 12 de setembro para planejar o início das atividades. Na data, a professora Juliani Walotek explanou sobre as origens africanas e as diferentes culturas presentes no Brasil. “Os povos da África são bastante diversificados e as tradições são diferentes de um país para o outro” citou.
As aulas acontecem de segunda a quinta-feira em sede localizada no Morro do Fortunato e haverá quatro atividades práticas, ou trilhas como são denominadas as saídas a campo do curso. A partir do curso, os 21 participantes serão capacitados a dar informações sobre as paisagens e a cultura da comunidade quilombola aos visitantes.
Situado no município de Garopaba, a 8 km de distância do centro, o Morro do Fortunato é uma comunidade remanescente de quilombos. As terras de Fortunato Justino Machado, filho da escrava Joana, hoje sediam cerca de 30 residências da comunidade que possui uma origem em comum. Muitos moradores desenvolvem práticas rurais como a criação de gado e o plantio de subsistência. Entre os produtos cultivados estão a cana-de-açúcar, o milho, a mandioca e o feijão. Também são produzidas bolachas e geleias comercializadas na região. O Morro do Fortunato foi reconhecido pela Fundação Cultural Palmares em 2007 como Comunidade Remanescente de Quilombos.