Câmpus Chapecó realiza atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

1. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Chapecó, Matérias

minicursohidraulica (3)O Câmpus Chapecó realizou nos dias 30 e 31 de outubro atividades para marcar a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT). Alunos e visitantes puderam participar de minicursos e palestras profissionais, além de conhecer os laboratórios do câmpus e trabalhos realizados por estudantes e pesquisadores.

Na palestra “Manutenção: cenário atual”, a professora Graciela Pelegrini abordou a conduta atual com as ferramentas e processos de manutenção utilizados na indústria e prestadores de serviços. Acompanharam a fala de Graciela principalmente os alunos do câmpus, futuros técnicos que poderão atuar em áreas de manutenção.

minicurso clp (2)O minicurso em automação pneumática e hidráulica ministrado pelo professor Rodrigo Szpak apresentou aos participantes técnicas específicas da automação nesse segmento em expansão, cujo mercado tem crescente demanda por técnicos que tenham noção prática dos processos.

Na palestra “NR 35 – Trabalhos em altura”, a professora Marli Baú abordou os cuidados que devem ser tomados quando se está executando qualquer tipo de trabalho acima do solo, explicando aos estudantes da área elétrica, mecânica e de automação os riscos que se pode correr pela falta de preparo.

Lidiecson Colussi palestrante (1)Lidiecson Colussi, técnico mecânico que atua como gerente da Plasmetal, fabricante de máquinas de frigoríficos e outras indústrias alimentícias, fez palestra abordando sua experiência profissional e procurou mostrar aos estudantes que as barreiras são difíceis, mas não intransponíveis. Formado técnico em 2003, Colussi tem mais de 120 colaboradores sobre seu comando, com as mais variadas formações. Já no minicurso de CLP s7-200 Siemens, os participantes puderam conhecer e praticar com mais aprofundamento um dos equipamentos mais utilizados em sistemas elétricos e de automação.