Servidores e alunos podem participar da autoavaliação institucional

4. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

De 4 a 18 de novembro, servidores e alunos de todos os campi do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) podem avaliar a instituição, por meio da autoavaliação institucional organizada pela Comissão Própria de Avaliação do IFSC (CPA). Entre as questões que poderão ser apreciadas, estão políticas para ensino, infraestrutura e políticas de atendimento aos estudantes.

A avaliação dos campi que possuem cursos de graduação faz parte do Sistema Nacional de Avaliação Superior (Sinaes) e tem como objetivo avaliar diversas dimensões – 10 para os servidores e oito para os alunos – para verificar o comprometimento da gestão com a instituição. Pela legislação, apenas os campi que oferecem cursos de graduação precisam realizar avaliações institucionais. No IFSC, no entanto, alunos de cursos técnicos, Proeja e de pós-graduação (especialização e mestrado) de todos os campi também participam do processo.

Os resultados da avaliação são usados como um instrumento de gestão pelos dirigentes. “Serão feitos seminários nos campi para compartilhar os resultados da autoavaliação”, conta o presidente da CPA, Adriano Heis.

O formulário de avaliação está disponível na página da CPA (www.ifsc.edu.br/cpa). Para ver o resultado de avaliações anteriores, clique aqui.

Serão cerca de 70 perguntas, com sete possibilidades de resposta. Confira abaixo o que significa cada conceito:

Ótimo: Situação merecedora de notoriedade, distinção e excelência;

Bom: Situação merecedora de destaque, reconhecimento e importância, porém não de notoriedade e excelência;

Regular: Situação intermediária, neutra ou indiferente;

Ruim: Situação que exige atenção quanto à qualidade.

Péssimo: Situação que compromete a qualidade e exige medidas corretivas urgentes;

Inexistente/Não se Aplica: Situação que não ocorra no Câmpus, unidade e/ou Reitoria ou que não esteja implementada e em funcionamento;

Não sei/Não conheço: Situação em que o respondente não tem conhecimento ou familiaridade com o item em questão.

Os comenários não estão permitidos.