Professores do Câmpus Itajaí participam de encontro da Renaqua em Brasília

11. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

itajai_evento_ministerio_pescaOs professores Mathias Schramm e Thiago Pereira Alves, do Câmpus Itajaí, participaram no último dia 5, em Brasília, de encontro da Rede Nacional de Laboratórios Oficiais do Ministério da Pesca e Aquicultura (Renaqua), da qual o IFSC faz parte por meio do Laboratório de Pesquisa e Monitoramento de Algas Nocivas e Ficotoxinas.

Em solenidade, o ministro da Pesca e da Aquicultura, Marcelo Crivella, deu posse à Universidade de São Paulo (USP) como coordenadora da Rede de Colaboração em Epidemiologia Veterinária do Ministério da Pesca e Aquicultura (Aaquaepi) e assinou portaria autorizando o credenciamento de médicos veterinários, em todo o Brasil, para a coleta de amostras e material biológico para análises sanitárias na Rede Nacional de Laboratórios Oficiais do Ministério da Pesca e Aquicultura (Renaqua). A meta é evitar doenças e outros problemas sanitários que possam reduzir a produtividade e proibir a comercialização de organismos aquáticos.

“Com os esforços que estamos fazendo, com a criação de parques aquícolas em todo o Brasil, a produção do País vai crescer muito e cuidar da sanidade é fundamental. Não podemos simplesmente crescer, temos que crescer de forma ordenada e com responsabilidade”, destacou Crivella. A Renaqua foi criada em 2012 e já realizou mais de 4,2 mil análises. Os laboratórios que integram a rede são capazes deidentificar todas as 26 enfermidades monitoradas internacionalmente e passíveis de notificação à Organização Internacional de Epizootias (OIE) e outras 12 com impacto sobre a produção da aquicultura, além de quatro biotoxinas marinhas.

O trabalho do Renaqua, por meio do Laboratório de Pesquisa e Monitoramento de Algas Nocivas e Ficotoxinas do Câmpus Itajaí, já evitou prejuízos significativos à produção nacional, como nos recentes casos do surgimento de biotoxinas marinhas em meio à produção de ostras e no caso do derramamento de ascarel no litoral de Santa Catarina.

Informações e foto do Ministério da Pesca e Aquicultura

Tags:

Os comenários não estão permitidos.