Câmpus realizam atividades em comemoração à Semana da Consciência Negra

14. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Canoinhas, Câmpus Florianópolis, Eventos, Matérias

Os câmpus Araranguá, Canoinhas e Florianópolis realizam na próxima semana atividades em comemoração à Semana de Consciência Negra.

Em Araranguá, a Semana de Consciência Negra vai de 18 a 22 (segunda a sexta) e terá debates sobre as ações afirmativas e seus desdobramentos, exibições de filmes africanos, viagem a uma comunidade quilombola de Praia Grande, no Sul do Estado, apresentações culturais (capoeira, hip-hop, rap e dança), além de oficinas e de uma exposição temática referente ao tráfico de escravos africanos no século XVI.

As oficinas têm como público-alvo estudantes de escolas da região Sul do Estado. Para participar das atividades é necessário fazer inscrição antecipada. As oficinas têm limite de 30 pessoas, que devem ser inscritas por suas escolas. O contato para inscrições e mais informações é a Coordenadoria de Extensão e Relações Externas, pelo telefone (48) 3311-5086 ou e-mail alexandrerocha@ifsc.edu.br. Confira a programação.

A Semana da Consciência Negra em Canoinhas vai ter apresentações culturais no dia 20, quarta-feira, feitas por alunos de cursos técnicos, incluindo dança, música, poesia, caricaturas, grafite e explanação sobre a cultura e realidade dos negros no Brasil. Essas atividades ocorrerão durante os intervalos das aulas, que serão estendidos nesse dia, com 1 hora de duração, das 15h às 16h e das 20h às 21h.

Em Florianópolis, o tema deste ano é “Da diáspora a novembros de inclusão”. Na programação, haverá debates para provocar a reflexão sobre o racismo e as diferenças raciais presentes na educação. Também estão previstas a exibição de filmes e documentários sobre o tema, oficina gastronômica e a distribuição de caldinho de feijão.

O evento é organizado pela Comissão de Ações Afirmativas e tem como objetivo proporcionar à comunidade acadêmica uma formação básica em relação aos conteúdos voltados à história, cultura e à realidade contemporânea do multiculturalismo étnico brasileiro, especificamente das populações indígenas, africanas e afro-brasileiras. A programação pode ser conferida aqui.

A Lei 12.519 de 2011 estabeleceu 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi da Consciência Negra e, por isso, a semana na qual esse dia está inserido é considerada a Semana da Consciência Negra.