Capacitação docente discute instrumentos de avaliação no Câmpus Geraldo Werninghaus
14. novembro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Gestão de Pessoas, MatériasProfessores e a coordenadoria pedagógica do Câmpus Geraldo Werninghaus participaram no dia 7 de novembro de mais uma etapa do processo de capacitação docente, como parte da programação do curso “Planejamento e Avaliação da Aprendizagem: repensando crenças, concepções e atitudes para a ressignificação da prática educativa”. Nesse 3º encontro, iniciou-se o seminário de socialização sobre os instrumentos de avaliação, com a apresentação dos grupos responsáveis pelas “provas discursivas” e “provas objetivas”.
Foram evidenciadas também algumas orientações e cuidados para a elaboração de questões avaliativas bem como os objetivos e níveis de complexidade das questões avaliativas. A partir dessas discussões, os grupos constituídos analisaram questões do ENADE 2008/2011 do Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica evidenciando para cada questão a presença das características (contextualização, parametrização, exploração da capacidade de leitura e de escrita, se a questão era operatória ou transcritoria) e o nível de complexidade em que se enquadrava (reconhecimento, compreensão, aplicação, análise, síntese e julgamento).
Segundo a coordenadoria pedagógica, os professores aprofundaram conhecimentos sobre provas discursivas e provas objetivas, identificando os que mais se aplicam na(s) unidade(s) curricular(es) que lecionam, bem como os cuidados na elaboração das questões, respeitando as características e os níveis de complexidade.
Como encaminhamento, ficou definido que o tema ENADE será abordado num encontro da formação docente 2014-1.
Em dezembro
No próximo dia 3 de dezembro será realizado o último encontro deste ano, dando continuidade a socialização dos grupos de estudos, referente aos instrumentos de avaliação prova prática, caderno de observação, seminário, prova prática, resolução de problemas, V epistemológico de gowin, artigo científico, projeto de pesquisa, análise crítica de filmes e leitura de obras técnicas e literárias. Em breve, a coordenadoria pedagógica publicará o cronograma deste encontro, com a definição dos grupos que irão se apresentar. Os demais grupos disponibilizarão suas reflexões, a partir de slides, na pasta público.