Nuped realiza reunião ampliada sobre a criação de mestrado em Educação no IFSC

14. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

SONY DSCOrganizar o grupo de doutores em Educação que será responsável, no ano de 2014, por desenvolver e submeter o projeto do novo mestrado a ser oferecido pelo IFSC. Esse foi o principal encaminhamento aprovado na reunião realizada nesta terça-feira (12), no auditório do Câmpus Florianópolis, entre pesquisadores, coordenadores de pesquisa e integrantes do Núcleo de Pesquisa em Educação (Nuped) do IFSC.

Segundo a coordenadora do Nuped, Mara Lúcia Masutti, a reunião serviu como ponto de partida para a composição da equipe responsável pela elaboração do projeto do curso de mestrado em Educação Profissional.

SONY DSCDurante a reunião, o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação do IFSC, Valdir Noll, explicou o processo de criação de um novo curso de pós-graduação stricto sensu e usou, como exemplo, o caso da criação do curso de Mestrado Profissional em Mecatrônica do Câmpus Florianópolis. “Antes de submeter o projeto junto à Capes, o grupo de servidores responsável pelo projeto deverá realizar uma análise estratégica e verificar as condições de implantação e os diferenciais deste novo projeto de curso”, explica.

O novo mestrado em Educação deverá ter ênfase em Educação Profissional e englobar as seguintes linhas de pesquisa: 1) Processo de Ensino e Aprendizagem para a Educação Profissional e suas Tecnologias, e 2) Formação de Educadores para a Educação Profissional. Agora a equipe do Núcleo trabalha para estruturar o grupo de doutores e discutir a relação do mestrado em Educação com o recém-criado Centro de Formação e Apoio a EaD.

Novos mestrados

Além da Educação, outras quatro áreas da instituição estão elaborando projetos de mestrado que serão submetidos à Capes: Radiologia, Eletrônica, Elétrica e Meio Ambiente. “Esse é um dos objetivos da nossa diretoria, que está fomentando a implantação de mestrados profissionais em áreas nas quais identificamos o potencial de criação desses cursos”, destaca o diretor de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.

Rede de Pesquisadores em Educação

Além de dar início ao processo de criação do mestrado em Educação, a coordenadora do Nuped também expôs, na reunião, os demais trabalhos que estão sendo elaborados pelos integrantes do Núcleo. Entre eles está a criação de uma rede de pesquisadores em Educação, integrando projetos e servidores de diversos câmpus do IFSC. “Por meio da rede podemos aumentar o potencial de pesquisa em Educação e dar mais visibilidade tanto às pesquisas quanto à própria instituição”, destaca Mara.

Para concretizar a criação da rede, o Nuped também deverá organizar, em 2014, o primeiro Seminário de Pesquisas em Educação. O evento está previsto para maio do ano que vem.

Sobre o Nuped

O Núcleo de Pesquisa em Educação (Nuped) surgiu em 2011 como uma demanda do Governo Federal em fortalecer produção de pesquisas dentro dos Institutos Federais. Com um grupo inicial coordenado pelo professor Alexandre Motta (atual chefe do Departamento de Orçamento e Finanças da reitoria), a composição do Núcleo mudou e hoje está sob a coordenação da professora Mara Lúcia Masutti. Também compõem a equipe do Nuped – conforme portaria 1766/2013 – os servidores: Carlos Alberto Souza (Itajaí), Daniel Augustin Pereira (reitoria), Dorival Menegaz Nandi (reitoria), Emerson Pessoa Ferreira (Florianópolis), Maria Alice Sens Brezinski (reitoria) e Paula Alves de Aguiar (reitoria).

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.