Propicie abre inscrições para bolsas de pesquisa no exterior

19. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

Estão abertas até 29 de novembro as inscrições para alunos de cursos técnicos, de graduação e de pós-graduação interessados em participar de projetos de pesquisa em instituições estrangeiras por meio do Programa de Cooperação Internacional para Intercâmbio de Estudantes do IFSC (Propicie). Em sua quinta edição, o programa vai conceder duas bolsas para estudantes de cursos técnicos, quatro para estudantes de graduação e duas para alunos de pós-graduação.

Para participar da seleção, os interessados devem escolher três dos projetos de pesquisa de instituições estrangeiras descritos nos anexos dos editais. Para os alunos de cursos técnicos, há possibilidade de atuação em Portugal e na Alemanha. Já os estudantes dos cursos de graduação e pós-graduação têm opções em universidades de Portugal, Alemanha, Espanha e Áustria. Em todos os casos, é obrigatório que os alunos sejam brasileiros, maiores de 18 anos e regularmente matriculados em cursos técnicos, de graduação ou de pós-graduação do IFSC. A comprovação de proficiência em língua inglesa também é obrigatória.

Os candidatos aprovados para projetos em nível de graduação e de pós-graduação vão receber bolsas mensais de 700 euros, pelo período de cinco meses. A única contrapartida financeira do IFSC será a concessão da bolsa – todas as despesas referentes a estadia, passagem, seguro e passaporte correm por conta do aluno. Já os alunos de cursos técnicos aprovados vão receber bolsa mensal de 700 euros por três meses, mais 1.300 euros para as passagens.

Consulte o regulamento completo no Edital n° 34/2013/PROPPI (Propicie 5 – Modalidade Curso de Graduação e Pós-graduação) e no Edital n° 35/2013/PROPPI (Propicie 5 – Modalidade Curso Técnico). Leia também os anexos dos dois editais e acesse os formulários de inscrição na página de editais da Coordenadoria de Relações Internacionais do IFSC.

Nas quatro edições anteriores, em 2010 e 2011, o Propicie concedeu bolsas de pesquisa para alunos de graduação que atuaram em instituições de Portugal, Áustria, Suécia, Alemanha, Espanha e Canadá.

Tags: , ,