Alunos do IFSC são premiados na Olimpíada Regional de Matemática

22. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Joinville, Matérias

Olimpiadas matemáticaO primeiro e o terceiro lugares do Nível 3 (alunos de Ensino Médio) na Olimpíada Regional de Matemática (ORM) são alunos do Câmpus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A medalha de ouro foi conquistada por Fernando Lapa (à esquerda na foto), do curso técnico em Eletroeletrônica, e a de bronze por Gabriela Chaves (à direita na foto), do curso de Eletroeletrônica. Já os alunos do Câmpus Florianópolis Amadeo Zimermann, do curso técnico em Química, e Airton José Schmitt Júnior, do técnico em Eletrotécnica, receberam menções honrosas.

“Fiquei surpreso com o ouro”, afirma Fernando, que conta ter estudado bastante para as olimpíadas de matemática deste ano. Além da disputa regional, ele participou da Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) e da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). Segundo ele, nos meses de agosto e setembro dedicou pelo menos uma hora e meia para os conteúdos destas provas. “No fim de semana eram duas horas”, revela.

Fernando e Gabriela já conquistaram medalhas nas OBMEP em anos anteriores e por isso fazem parte de um seleto grupo de estudantes que participa uma vez por mês de encontros na UDESC. “Os organizadores especificam assuntos e a gente estuda, na maior parte do tempo por conta própria”, conta Fernando.

Os alunos do Câmpus Florianópolis também já são veteranos deste tipo de competição.“Desde a 5ª série venho participando da OBMEP, na qual já recebi três medalhas de bronze e duas menções honrosas. Além disso, participo também da Olimpíada Brasileira de Matemática e da Olimpíada Regional de Matemática desde a 5ª série”, conta Airton. “Sempre fui interessado em matemática, mas houve um grande incentivo por parte dos meus professores desde a infância”, completa.

Amadeo também participa de olimpíadas de matemática desde os 11 anos (hoje está com 18) e já conquistou diversas premiações. Para ele, o incentivo por parte dos professores é imprescindível. “O interesse surgiu pelo incentivo da minha professora de matemática do Ensino Fundamental, que, por coincidência, é minha mãe. Tive aulas com ela da 5ª a 8ª série. Depois que entrei no IFSC, não perdi o interesse”. Sobre a importância da competição, Amadeo é taxativo: “Participar destes eventos é muito importante para nos testarmos. Sendo desafiados, podemos descobrir algumas novas habilidades. Alguns alunos, mesmo aqueles com desempenho mediano em matemática, nem conhecem o potencial que têm para resolver problemas matemáticos”. O mesmo diz Airton. “Esses eventos nos impulsionam a possuir mais concentração e interesse na Matemática, que é uma matéria muito importante em diversas áreas de conhecimento”, revela.

Para conferir a lista completa dos premiados na Olimpíada Regional de Matemática, clique aqui. A cerimônia de entrega de medalhas está prevista para o dia 30 de novembro, em local ainda a ser definido.

Tags: , ,