Pronatec realiza reunião de avaliação

22. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Governo Federal, Matérias

SONY DSCNos dias 18 e 19 de novembro, estiveram reunidos na Reitoria os coordenadores do Pronatec no IFSC para realizarem uma reunião de avaliação das atividades de 2013 e planejarem o ano de 2014. A avaliação geral é positiva, com a compreensão dos objetivos do programa e da sua dinâmica, alcançando cerca de 4 mil matrículas. Também foram identificadas questões a serem melhoradas, mas o resultado final é de satisfação com o trabalho.

Para Alessandra Espíndola, coordenadora-geral do Pronatec “em 2013, por meio do Pronatec, o IFSC está alcançando 58 municípios e nossos coordenadores concluíram que o programa está ajudando a tornar o Instituto conhecido nas regiões ao redor do câmpus. Além disso, as parcerias com as prefeituras e com outros demandantes está sendo um ganho para a instituição. Também planejamos para 2014 intensificar as ações pedagógicas de inclusão e permanência do aluno, incentivando que eles retornem ao Instituto após a conclusão de um curso FIC, continuando assim seus estudos.”

As questões administrativas, orçamentárias e financeiras também foram debatidas na reunião. Segundo Maria Alice Sens Brezinski, coordenadora adjunta na Reitoria, “2013 foi um ano chave para a implantação do programa no IFSC, com o estabelecimento de regras que nortearam o trabalho e definiram fluxos e procedimentos para as atividades e para a relação entre os câmpus e a Reitoria”.

Outro assunto abordado foi a inclusão da oferta do programa Mulheres Mil no Pronatec a partir de 2014. A expectativa com essa inclusão é que o Pronatec incorpore os bons resultados já alcançados com o Mulheres Mil, mantendo a metodologia do programa otimizando sua oferta.

A equipe também participou da reunião do Colégio de Dirigentes na tarde de segunda-feira, onde foram abordados, entre outros assuntos, a oferta de cursos e a validação da pactuação para 2014, a apresentação do programa em 2013 e a avaliação geral do Pronatec no IFSC.

A reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, avaliou positivamente a atuação do programa na instituição. “O IFSC se apropriou mais do programa e agora ele está institucionalizado, o que permite uma maior efetividade e um maior alcance de nosso público. Com a institucionalização também é possível criar mais parcerias, que no ano que vem devem ser ampliadas e melhoradas”.

Para o ano de 2014, estão previstos cinco novos cursos técnicos ainda no primeiro semestre. O primeiro curso técnico ofertado pelo Pronatec no IFSC foi o de Agropecuária, que iniciou em outubro na cidade de Caibi, ofertado pelo Câmpus São Miguel do Oeste.

Tags: ,