Alunos dos câmpus Joinville e São José se reúnem para compartilhar pesquisas sobre ideologias
29. novembro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Joinville, Câmpus São José, MatériasQuais as ideologias de estudantes dos câmpus Joinville e São José e o que pensam sobre política, machismo, feminismo e homossexualidade, por exemplo, são temas de dois grupos de pesquisa. Pela similaridade nos questionamentos, professores e alunos dos dois câmpus se reuniram na última quinta-feira (28) para compartilhar experiências e traçar novas ações.
Segundo o professor Carlos Eduardo Lara, de Joinville, a ideia de promover o encontro surgiu no último Sepei (Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação), realizado no mês de agosto em Lages. “Já conhecia a pesquisa de São José e percebi que, como temos muitos questionamentos parecidos, poderíamos ajudar uns aos outros”, afirma.
O grupo de Joinville iniciou a pesquisa este ano. Após uma pesquisa bibliográfica, foi proposto um questionário a alunos dos cursos integrados. Como resultado, percebeu-se que muitos não possuíam conhecimentos que eram inclusive ensinados na sala de aula, como bipartidarismo, homossexualidade, feminismo e ditadura militar. “Vários afirmaram que eram de ‘esquerda’ mas possuíam atitudes de ‘direita’”, relata o estudante Jonas Anselmo de Souza. Além dele fazem parte do grupo de pequisa os alunos Jéssica Soares Cardoso, Jorge Lucas da Maia e Gabriela Radke Chaves.
Em relação a aspectos comportamentais, chamou a atenção do grupo a falta de conhecimento sobre o feminismo. “A maioria comparou ao machismo e afirmava que ambos deveriam ser abolidos”, completa o professor Carlos Eduardo. O grupo promoveu ainda uma simulação de eleição. Durante a votação, percebeu-se que muitos alunos deixavam de votar num candidato só porque outro aluno dizia que ele era de “direita” (por exemplo), ou “anarquista”, ou “socialista”.
A forma como o questionário e a eleição foram conduzidos foi repassada ao grupo de pesquisa Escultura – Sociedade, Cultura e Educação, do Câmpus São José. Estavam presentes na reunião os professores Karine Pereira, Fernando Gonçalves Bitencourt e Antonio Galdino da Costa, os alunos Leticia Schuelter de Lima e Khristian Kirsch, além do integrante externo Lucas Matos Mendonça.
Fernando destacou a importância da instituição em formar um olhar para a sociedade. Galdino afirmou ainda: “é evidente a necessidade de incluir dentro do colégio estas discussões diárias para que os alunos possam se manifestar além de uma prova”.