Alunos dos câmpus Joinville e São José se reúnem para compartilhar pesquisas sobre ideologias
29. novembro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Joinville, Câmpus São José, Matérias
Quais as ideologias de estudantes dos câmpus Joinville e São José e o que pensam sobre política, machismo, feminismo e homossexualidade, por exemplo, são temas de dois grupos de pesquisa. Pela similaridade nos questionamentos, professores e alunos dos dois câmpus se reuniram na última quinta-feira (28) para compartilhar experiências e traçar novas ações.
Segundo o professor Carlos Eduardo Lara, de Joinville, a ideia de promover o encontro surgiu no último Sepei (Seminário de Pesquisa, Extensão e Inovação), realizado no mês de agosto em Lages. “Já conhecia a pesquisa de São José e percebi que, como temos muitos questionamentos parecidos, poderíamos ajudar uns aos outros”, afirma.
O grupo de Joinville iniciou a pesquisa este ano. Após uma pesquisa bibliográfica, foi proposto um questionário a alunos dos cursos integrados. Como resultado, percebeu-se que muitos não possuíam conhecimentos que eram inclusive ensinados na sala de aula, como bipartidarismo, homossexualidade, feminismo e ditadura militar. “Vários afirmaram que eram de ‘esquerda’ mas possuíam atitudes de ‘direita’”, relata o estudante Jonas Anselmo de Souza. Além dele fazem parte do grupo de pequisa os alunos Jéssica Soares Cardoso, Jorge Lucas da Maia e Gabriela Radke Chaves.
Em relação a aspectos comportamentais, chamou a atenção do grupo a falta de conhecimento sobre o feminismo. “A maioria comparou ao machismo e afirmava que ambos deveriam ser abolidos”, completa o professor Carlos Eduardo. O grupo promoveu ainda uma simulação de eleição. Durante a votação, percebeu-se que muitos alunos deixavam de votar num candidato só porque outro aluno dizia que ele era de “direita” (por exemplo), ou “anarquista”, ou “socialista”.
A forma como o questionário e a eleição foram conduzidos foi repassada ao grupo de pesquisa Escultura – Sociedade, Cultura e Educação, do Câmpus São José. Estavam presentes na reunião os professores Karine Pereira, Fernando Gonçalves Bitencourt e Antonio Galdino da Costa, os alunos Leticia Schuelter de Lima e Khristian Kirsch, além do integrante externo Lucas Matos Mendonça.
Fernando destacou a importância da instituição em formar um olhar para a sociedade. Galdino afirmou ainda: “é evidente a necessidade de incluir dentro do colégio estas discussões diárias para que os alunos possam se manifestar além de uma prova”.


Canal no Youtube
Página no Facebook
Perfil no Twitter
Perfil no Instagram
Página no Linked-In