IFSC é destaque em ações pelos Objetivos do Milênio

29. novembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

formatura_mmO Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) recebe na próxima quarta-feira (4 de dezembro) a Certificação ODM 2013, como reconhecimento da efetividade das ações desenvolvidas pela instituição para o cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). A solenidade será realizada no Plenarinho da Assembleia Legislativa, em Florianópolis.

Única instituição pública federal de educação entre os apoiadores catarinenses dos ODM, o IFSC definiu a busca pela certificação como prioridade para o ano de 2013. De acordo com o coordenador de Articulação de Políticas Sociais da instituição, Douglas Juliani, o IFSC assinou o termo de adesão ao movimento em março de 2012, no qual estão descritos os itens que devem ser cumpridos para o alcance dos objetivos – e, por extensão, para a certificação. A instituição compromete-se, por exemplo, a considerar os ODM como ação institucional, a incentivar outras instituições a contribuírem para os objetivos e a disseminá-los entre a população em geral.

objetivos-do-milenioPara obter o reconhecimento, foi encaminhado à comissão do Movimento Nós Podemos Santa Catarina relatório detalhando todas as ações desenvolvidas pelo IFSC que contribuem para o cumprimento dos ODM – como o programa Mulheres Mil (foto acima) e projetos de extensão em diversas áreas, além da atividade fim da instituição, que é o ensino. “De fato, o IFSC tem sido um grande parceiro do movimento, com ações como a criação de comitês locais que trabalhem com foco nos oito objetivos”, afirma Juliani.

Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio foram lançados pela Organização das Nações Unidas em 2000 e listam uma série de desafios a serem superados no mundo até 2015: 1) Acabar com a fome e a miséria; 2) Educação básica de qualidade para todos; 3) Igualdade entre sexos e valorização da mulher; 4) Reduzir a mortalidade infantil; 5) Melhorar a saúde das gestantes; 6) Combater a aids, a malária e outras doenças; 7) Qualidade de vida e respeito ao meio ambiente; 8) Todo mundo trabalhando pelo desenvolvimento. No total, 191 países assinaram a chamada Declaração do Milênio, que apresenta cada objetivo em detalhes e define metas a serem cumpridas. Com a proximidade da “expiração” dos ODM, em 2014 serão definidos os objetivos de desenvolvimento sustentável. “No caso dos ODM, o foco é social e muitas metas já foram cumpridas. Por isso, a partir de 2015 a discussão tem sido para que as metas globais tenham mais ênfase na sustentabilidade”, explica Juliani.

Em Santa Catarina, a congregação das atividades em torno do cumprimento dos ODM é feita pela seccional local da entidade Nós Podemos – Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade. Mais de 60 instituições públicas e privadas são apoiadoras da iniciativa no estado. No ano passado, seis instituições receberam a certificação em Santa Catarina.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.