Transição do Mulheres Mil para o Pronatec
29. novembro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Eventos, NotasGestores do programa Mulheres Mil no IFSC e servidores interessados nos temas economia solidária e inclusão de gênero participaram nos dias 26 e 27 do evento “Transição do Programa Mulheres Mil para o Pronatec”, em Florianópolis. O evento teve a participação de aproximadamente 20 pessoas e foi organizado pela Coordenadoria do Programa Mulheres Mil e pela Coordenadoria de Articulação de Políticas Sociais, ambas da Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex), e pela Coordenadoria Geral do Pronatec no IFSC, ligada à Pró-reitoria de Ensino (Proen).
O programa Mulheres Mil passará a ser uma modalidade de demanda do Pronatec (Programa Nacional de acesso ao Ensino Técnico e Emprego) vinculada ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS). Com isso, a seleção das mulheres atendidas será feita pelos Centros de Referência em Assistência Social (Crass), e não mais pelo Instituto Federal, que, no entanto, continuará responsável por organizar a estrutura dos cursos.
No primeiro dia do evento, foi ministrada a Oficina de Introdução à Economia Solidária. No segundo, foi tratada a transição do programa Mulheres Mil para o Pronatec, com assuntos como a estruturação de projetos pedagógicos de cursos e proposta de construção de módulo central do Programa Mulheres Mil. A coordenadora-geral do Pronatec no IFSC, Alessandra Maria de Espíndola, explica que um dos objetivos é garantir que temas como cidadania e saúde da mulher continuem sendo ministrados nos cursos Pronatec quando se tratar da modalidade de demanda Mulheres Mil.