GT Arquivos do IFSC
6. dezembro 2013 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão, Notas, ReitoriaNa última sexta-feira (29) foi realizada uma reunião com os servidores que irão compor o grupo de trabalho (GT) Arquivos do IFSC. Esse GT será responsável por elaborar um projeto de gestão documental no IFSC, que envolverá todos os câmpus e a Reitoria, e será coordenado pela arquivista Sandra Messa da Silva, contratada no concurso público deste ano.
Segundo a diretora de Gestão do Conhecimento, Silvana Ferreira Pinheiro e Silva, a ideia é implantar um sistema informatizado de gerenciamento de todo tipo de arquivo. “Além do sistema, será necessário também pensar em um lugar físico para armazenamento adequado dos documentos, já que alguns deles precisam ser preservados de forma permanente”, explica.
No início de 2014, o grupo fará uma visita à Unicamp, que desenvolveu o próprio sistema de gerenciamento de documentos, para conhecer como foi feita a organização da gestão de arquivos na instituição. Também em 2014, será iniciado um mapeamento dos arquivos que já existem nos câmpus e na Reitoria.
Os integrantes do GT já estão participando de uma capacitação em gestão documental. O primeiro encontro foi realizado nesta quinta-feira (5) e os próximos estão agendados para os dias 12 e 19 de dezembro. De acordo com Silvana, essa capacitação será ampliada aos câmpus no próximo ano.