IFSC tem maior IGC da Rede Federal de educação profissional

6. dezembro 2013 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Governo Federal, Matérias, Reitoria

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) teve a maior pontuação no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), divulgado hoje (06) pelo Ministério da Educação (MEC), entre as instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. A rede inclui, além dos institutos federais, os Centros Federais de Educação Profissional e Tecnológica (Cefets), a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTF-PR) e o Colégio Dom Pedro II, do Rio de Janeiro. O IGC avalia o ensino superior oferecido em instituições públicas e privadas de todo o País.

predio_reitoriaO IGC divulgado nesta sexta considera avaliações de cursos feitas em 2010, 2011 e 2012. O IFSC teve três cursos avaliados para composição de seu índice, que ficou em 3,65. Esse valor coloca o IFSC na faixa 4 do IGC, cujo topo é a faixa 5.

A reitora Maria Clara Kaschny Schneider comenta que o resultado obtido pelo IFSC no IGC é um reconhecimento do trabalho de todos os servidores da instituição. “Nossos servidores preocupam-se em realmente fazer a diferença e oferecer um ensino de qualidade. Nossos alunos também são essenciais nesse processo. Ao recebermos um resultado como o de hoje ficamos motivados por sabermos que estamos no caminho certo!”, afirma.

Desde a criação do IGC, em 2008, o IFSC ficou sempre entre as melhores instituições avaliadas. No primeiro ano (ainda como CEFET-SC) e em 2009, teve o maior índice na categoria “Centro Universitário”. Em 2010, na mesma categoria, teve o maior índice entre todas as instituições federais.

Em 2011 e 2012, alcançou o maior índice entre as instituições da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia na categoria “Universidade”, para a qual os institutos federais foram remanejadas pelo MEC. Em 2013, o MEC voltou a incluir os institutos federais na categoria “Centro Universitário”. O IFSC teve o maior índice da Rede Federal de Educação, Ciência e Tecnologia e também o maior entre as instituições públicas dessa categoria. Apenas a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), instituição privada com sede em São Paulo, teve IGC maior que o do IFSC na categoria “Centro Universitário”.

O Índice Geral de Cursos, calculado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é um indicador de qualidade de instituições de educação superior. Ele considera, em sua composição, a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). No que se refere à graduação, é utilizado o CPC (conceito preliminar de curso) e, no que se refere à pós-graduação, é utilizada a Nota Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

Confira aqui os dados referentes ao IGC 2012.

Os comenários não estão permitidos.