Rede Federal implementará Plano de Desenvolvimento Profissional dos Servidores do PCCTAE

16. janeiro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão de Pessoas, Governo Federal, Matérias, Reitoria

plano_desenvolvimento_servidoresCom a criação do Plano Nacional de Desenvolvimento Profissional dos Servidores Integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação (PCCTAE), as ações direcionadas aos servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica ganharão reforço. A política do governo federal foi apresentada pelo ministro da Educação, Aloizio Mercadante, acompanhado do presidente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Jorge Guimarães, nesta quarta-feira (15), em Brasília.

O objetivo do plano é promover o fortalecimento dos programas de capacitação, qualificação e valorização do servidor, favorecendo o desenvolvimento profissional e a gestão nas instituições federais de ensino que, ao total, dispõem de 122.240 técnico-administrativos ativos.

As metas incluem alcançar a implantação em 100% das instituições federais de ensino até março de 2015; a oferta de 2 mil vagas, em 2014, e mais mil vagas a cada ano em graduação, além de 2 mil vagas/ano em pós-graduação lato sensu e de mil vagas/ano em pós-graduação stricto sensu. Em capacitação continuada, a meta é disponibilizar 10 mil vagas por ano. Os cursos serão ofertados preferencialmente a distância.

Durante o ato que marcou a assinatura da portaria de criação do Plano, o diretor administrativo do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Caldas, destacou que “essa iniciativa se soma ao esforço das instituições no intuito de reconhecer a importância estratégica do investimento na valorização e formação dos servidores”, disse. O Conif foi um dos colaboradores que atuaram na elaboração do plano.

Para o ministro da Educação, as instituições federais de ensino devem ser um espaço de educação também para os servidores. “Isso ajuda na progressão da carreira e ajuda para que o serviço prestado pelas instituições avance”. Ainda de acordo com Mercadante, além de criar uma comissão permanente para dar suporte e acompanhar o desempenho das ações estabelecidas, a efetivação do plano será amplamente debatida em reuniões plenárias do Conif e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).

A agenda em Brasília teve a participação dos reitores Belchior Rocha (IFRN), Paulo Rogério Araújo Guimarães (IF Sudeste MG), José Bispo Barbosa (IFMT) e Wilson Conciani (IFB); do secretário executivo do Ministério da Educação, José Henrique Paim Fernandes; do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira; do Secretário de Educação Superior, Paulo Speller; do reitor da Universidade de Brasília (UnB), Ivan Marques Camargo, representando a Andifes; do coordenador-geral do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe), Shilton Roque; e da coordenadora-geral da Federação de Sindicatos de Trabalhadores das Universidades Brasileiras (Fasubra), Janine Teixeira.

Clique aqui para acessar a Portaria nº 27

Assessoria de Comunicação do Conif