Trabalho de modelagem ressalta interdisciplinaridade no Câmpus Gaspar

12. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

gaspar_modelagem2Na noite de segunda-feira (10), os formandos do curso técnico concomitante de Modelagem do Câmpus Gaspar montaram um desfile das peças que produziram na unidade curricular de Projeto Integrador. Um dos modelos chamou a atenção do público e dos professores pela similaridade com um trabalho executado na unidade curricular de Matemática, coordenado pela professora Vanessa Oechsler, nesta mesma turma.

No trabalho de Matemática, foi solicitado que os alunos elaborassem roupas para uma boneca Barbie inspiradas em um desfile do estilista Jum Nakao, na São Paulo Fashion Week, que ficou mundialmente conhecido como “Roupas de Papel”. Como atividade, os alunos deveriam elaborar roupas de papel para a boneca Barbie e apontar os conceitos matemáticos presentes na elaboração da roupa, como conceitos geométricos, simetria, entre outros.

gaspar_modelagemA aluna Daiane Francie Habitzheuer, na época, elaborou um vestido de noiva. “Optei pelo vestido de noiva, porque o papel que usei era branco”, explica a aluna. No terceiro semestre do curso, a aluna e sorteou o mesmo tema para o desfile. “As professoras comentaram que sempre queriam que alguém elaborasse um vestido de noiva. Então, decidi aceitar o desafio” destaca Daiane.

“O que me chamou a atenção no trabalho da Daiane foi a similaridade entre os modelos da Barbie e da noiva. Ela usou uma ideia da unidade de Matemática e aprimorou no projeto integrador. O resultado final foi perfeito. Essa é uma amostra de como as unidades curriculares podem se integrar durante o curso”, observa a professora Vanessa.

Tags: , ,