Pesquisadores da Rede Federal realizam intercâmbio junto aos colleges canadenses
24. fevereiro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus São José, Governo Federal, MatériasDurante três meses, 43 pesquisadores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica permanecerão no Canadá com o objetivo de trocar experiências relacionados à gestão e à organização de pesquisas aplicadas articuladas com o setor produtivo. Entre os pesquisadores está o professor Luiz Antônio de Oliveira Proença, do Câmpus Itajaí. O grupo deverá retornar ao Brasil no dia 15 de maio.
Os representantes da Rede participarão de atividades em 19 colleges canadenses e conhecerão projetos e processos voltados ao atendimento da demanda de mercado nas áreas tecnológicas. O professor do IFSC atuará junto ao Camosun College, na cidade de Victoria, que é a capital da província de Britsh Columbia, na costa oeste do Canadá. Além de Proença, também trabalharão no Camosun College representantes dos institutos federais da Bahia, de Minas Gerais e do Rio Grande do Sul.
Segundo o presidente do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), Luiz Caldas, a mobilidade incrementa as ações da Rede e amplia as possibilidades de inovação. “Mais do que solidificar o processo de internacionalização da Rede, a aproximação a outros países incentiva a criatividade e a prática de ideias e soluções inovadoras. Ações dessa natureza, favoráveis à sociedade, estão presentes na essência dos institutos federais”, diz.
O secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Marco Antonio de Oliveira, destaca que a política de inovação do governo federal prioriza a criação de novos processos e produtos visando ao aumento da competitividade. “Temos aqui potencial e estamos valorizando nossos alunos e professores. Com o contato direto com o setor produtivo e laboratórios bem equipados teremos respostas para a sociedade”, concluiu.
O intercâmbio de pesquisadores junto aos colleges canadenses é resultado de parceria entre a Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Conif e a Associação dos Colleges Comunitários Canadenses (ACCC).
Com informações da Assessoria de Comunicação do Conif
Foto 1: Rodrigo Fernandes
Foto 2: site do MEC