Coordenadoria Pedagógica do Câmpus Geraldo Werninghaus realiza 4º e 5º Encontro de Formação para professores e técnicos do setor
27. fevereiro 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Gestão de Pessoas, MatériasProfessores e técnicos de ensino do Câmpus Geraldo Werninghaus, em Jaraguá do Sul, participaram do quarto e do quinto módulo do curso “Planejamento e Avaliação da Aprendizagem: repensando crenças, concepções e atitudes para a ressignificação da prática educativa”, iniciado em 2013. Os encontros foram realizados antes do início das aulas, nos dias 3 e 5 de fevereiro, e abordaram assuntos diversos da rotina profissional.
“Agentes de transformação” foi a primeira palestra, realizada dia 3 de fevereiro, com a consultora Deise Cristina Wischral. Proatividade, comunicação, choque de gerações e desenvolvimento contínuo foram alguns dos temas.
Já no dia 5 de fevereiro, os participantes tiveram atividades teóricas e práticas. O coordenador do Núcleo Pedagógico Afonso Vieira e o técnico em assuntos educacionais Ivaristo Antonio Floriani definiram conceitos e métodos sobre os conceitos e a relevância do ato de observar na prática educativa, bem como as dimensões, dificuldades, limitações e modalidades da observação.
Na segunda parte, foram explicitadas as semelhanças e diferenças da observação realizada como processo e como técnica. Foram discutidos conceitos e exemplos de algumas técnicas de coleta de dados mais comuns, como anedotário, escala de avaliação gráfica e ficha de observação criada a partir de categorias preestabelecidas.
Após, os participantes puderam aprofundar conhecimentos sobre Caderno de Observação, Prova Prática e Seminário e os respectivos critérios de avaliação. Divididos em cinco grupos, assistiram a cenas do filme “O espelho tem duas faces”, sobre as quais aplicaram técnicas de observação e de avaliação.
No retorno do intervalo os grupos socializaram suas produções apontando para as limitações e possibilidades de cada técnica utilizada e de como, mesmo com os instrumentos disponibilizados, as crenças e concepções de cada um interfere na avaliação. Nesse momento, foi aberta também a possibilidade para que os participantes fizessem questionamentos, depoimentos, reflexões sobre o processo vivenciado durante o encontro de formação.
A próxima etapa do Seminário será realizada dia 9 de março. Serão discutidos os seguintes instrumentos: análise crítica de filmes; artigo científico, projeto de pesquisa, prova oral, resolução de problemas e V epistemológico de Gowin.