Projeto Rondon leva conhecimento e cidadania a moradores do Paraná e Santa Catarina

28. fevereiro 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus São José, Matérias

Equipe de rondonistas do IFSC.

Coleta de lixo, orientações sobre educação sexual, oficinas culinárias e visitas a asilos e escolas. Essas foram algumas das atividades realizadas pelos 13 representantes do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) entre os dias 12 e 22 deste mês durante o Projeto Rondon. A operação deste semestre – chamada “operação Vanderlei Alves” – alcançou cerca de 24 mil moradores de municípios da região do Contestado, abrangendo o Planalto Norte catarinense e o interior do Paraná.

Entre os “rondonistas” do IFSC esteve Artur Eloy Losso Arranz, de 19 anos, que cursa a 2ª fase da licenciatura em Química do Câmpus São José. Para o estudante, o projeto Rondon representou uma oportunidade de conhecer melhor e intervir na realidade das cidades visitadas. “Foi uma experiência única, durante a qual pudemos sair da sala de aula e ver para que serve o nosso conhecimento acadêmico”, destaca.

Porém, além de colocar em prática o conhecimento acadêmico, o projeto Rondon também possibilita o crescimento pessoal dos participantes. “O contato humano é intenso durante todo o período, seja nas atividades realizadas em escolas, asilos e clínicas de reabilitação, seja na equipe formada pelos rondonistas, que se torna uma família. É uma experiência válida para estudantes de qualquer curso”, afirma.

Um dos servidores do IFSC que participou desta edição do projeto foi Jeferson Vieira, do Câmpus São José, que fez parte da equipe de rondonistas do município de Rio Negro, juntamente com Artur. “Quem participou da operação teve a chance de conhecer de perto a nossa região, conhecer todo tipo de pessoas e mostrar que cada um de nós é mais do que o curso que frequentamos ou o emprego que temos, pois levamos nossos conhecimentos e experiências para as comunidades que visitamos”, explica.

Os municípios catarinenses que receberam atividades do Projeto Rondon foram Canoinhas, Irineópolis, Monte Castelo, Papanduva, Rio Negrinho e Três Barras e São Bento do Sul. Entre as cidades paranaenses envolvidas nesta operação estão Agudo do Sul, Campo do Tenente, Piên e Rio Negro. Está prevista, para o mês de julho deste ano, uma nova edição do projeto Rondon, desta vez na região oeste de Santa Catarina.

A operação do Projeto Rondon na região do Contestado é realizada em parceria com a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Mais informações também estão disponíveis na página do Projeto Rondon no site do IFSC.

Clique aqui e confira fotos da operação Vanderlei Alves.

Representantes do IFSC

Alekssander Stuart Veriguine

Artur Eloy Losso Arranz

Helenluciany Cechinel