Câmpus Canoinhas contribui para o desenvolvimento regional

10. março 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Eventos, Matérias

foto_4A importância do IFSC para o desenvolvimento de Canoinhas e região como alternativa de ensino público, gratuito e de qualidade foram destacadas durante a celebração de três anos do câmpus, assim como a participação do poder público, empresas e entidades para que a implantação se concretizasse.

Segundo o prefeito Luiz Alberto Rincoski Faria, a implantação do IFSC era aguardada há muito tempo pelo município de Canoinhas e pela região do Planalto Norte de Santa Catarina e também do Sul do Paraná. Para o prefeito, a formação profissional é uma forma de promover o desenvolvimento, uma verdadeira “indústria sem chaminés”. “O que vem antes, as empresas ou a disponibilidade de pessoas profissionalizadas para promover o desenvolvimento da região? Acho que as duas coisas devem acontecer ao mesmo tempo”, afirma.

A mesma opinião tem o presidente da Associação Empresarial de Canoinhas, Gilson Pedrassani. Para ele, muito mais que uma instituição de ensino, o IFSC é uma “oportunidade de as pessoas realizarem seus sonhos”. Além disso, a formação de profissionais qualificados é um atrativo para empresas que quiserem se instalar na região e, ao mesmo tempo, uma forma de reter mão de obra, evitando que os jovens tenham que sair das suas cidades para estudar e trabalhar. “Já passaram pelo IFSC em Canoinhas mais de mil alunos em três anos, é uma cifra que impressiona. O câmpus é novo aqui, mas a instituição é secular”, afirma.

Pedrassani acredita que o desafio do IFSC agora é aumentar o número de áreas de formação, focadas não somente na vocação regional. E para os empresários, afirma, “o nosso desafio é gerar novos postos de trabalho”.

foto_5_editadaA diretora Maria Bertilia destaca que o Câmpus Canoinhas do IFSC “é um exemplo de colaboração e sintonia das esferas federal, estadual, municipal e empresarial. É um câmpus da expansão que deu certo”. Segundo ela, o IFSC está inserido em uma região de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) baixo, por isso a necessidade de atender a população menos assistida, promovendo a inserção no mercado de trabalho e fomentando o empreendedorismo.

A próxima meta do Câmpus Canoinhas é implantar os cursos superiores, nas áreas de Tecnologia em Alimentos e em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. A criação dos cursos técnicos integrados com o Ensino Médio também é um objetivo e, segundo Bertília, seria importante poder implantar as duas modalidades – o integrado e o superior. Para que isso aconteça, porém, outras metas precisam ser alcançadas, como o aumento do número de servidores do câmpus.

História do Câmpus vai virar livro

A história dos cinco primeiros anos do Câmpus Canoinhas vai ser registrada em livro. E o trabalho já começou. O historiador Fernando Tokarski aceitou o desafio proposto pela diretora Maria Bertilia de relatar os primeiros anos do câmpus.

Tokarski é professor de História e funcionário da Prefeitura Municipal. Já publicou livros sobre a história da região e sobre o Contestado. Acompanhou a implantação do Câmpus Canoinhas desde o início, e afirma que o IFSC representa “um propulsor de mudanças da nossa economia, nossa cultura. É uma mudança social em uma região onde o IDH é bastante baixo”.

Sobre o livro, o autor adianta que contará com a colaboração de toda a equipe do IFSC nos próximos dois anos e que dará ênfase aos registros fotográficos.

Tags:

Os comenários não estão permitidos.