Câmpus Florianópolis oferece capacitação de professores voltada à inclusão

13. março 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Gestão de Pessoas, Matérias

O Câmpus Florianópolis está oferecendo o “Projeto de Formação de Professores da solidariedade à inclusão” para todos os professores que trabalham na Educação Profissional e Tecnológica da região da Grande Florianópolis. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até as 21h do dia 21 de março, pelo link http://bit.ly/formacaoprofessores.

São 30 vagas para profissionais de instituições públicas e 10 para os da rede privada de ensino. As atividades são voltadas, preferencialmente, a professores, mas outros profissionais podem se inscrever. A seleção é por ordem de inscrição. As palestras e oficinas serão todas realizadas no Câmpus Florianópolis (Avenida Mauro Ramos, 950). “A necessidade surgiu pela demanda crescente, a cada semestre, no nosso câmpus, que faz um trabalho realmente inclusivo”, afirma a coordenadora do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais (Napne) do câmpus, Cristiane Zapelini. O projeto de extensão está sendo viabilizado pelo edital Aproex 01/2014.

“Cada vez temos mais alunos incluídos, e a demanda cresce de forma rápida, enquanto a adaptação dos profissionais é mais lenta. Queremos que a inclusão seja mais um elemento de formação contínua dos docentes”, complementa Cristiane. A ideia de abrir a capacitação para professores de fora do IFSC surgiu porque, para Cristiane, a troca de experiências e de diferentes formas de inclusão é fundamental.

O projeto começa no dia 28 de março com a palestra “Nada é impossível… simplesmente faça”, às 13h30min. Mais informações podem ser obtidas no Napne, pelo email inclusao.florianopolis@ifsc.edu.br ou pelo telefone (48) 3221-0645.

Confira abaixo a programação completa. A inscrição vale para todas as atividades.

• 1ª Palestra – “Nada é impossível… simplesmente faça”
28 de março, às 13h30min

• Curso de curta duração: “Elementos necessários à docência na educação inclusiva”
De 2 de abril a 25 de julho, das 8h às 12h ou das 14h às 18h (preferencialmente nas quartas e sextas)

• 1ª Oficina – “O Direito à Inclusão”
25 de abril, das 14h às 18h

• 2º Oficina – “Construindo Estratégias Didático-pedagógicas para o ensino”
27 de junho, das 14h às 18h

• 2ª Palestra – “Conhecendo as diferenças”
30 de maio, das 8h às 12h, com atividade cultural de dança inclusiva

• 3ª Palestra – “Como a escola precisa lidar com os diagnósticos?”
8 de agosto, das 14h às 16h

• Seminário “As diferentes perspectivas da inclusão das diferenças na escola”
29 de agosto, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min

Tags: ,