Servidores do IFSC retornam de intercâmbio nos EUA

13. março 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Chapecó, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

intercambio servidores eua (1)Aulas de inglês intensivas, visitas a atrações culturais e aproximação com novas pessoas e culturas. Assim pode ser sintetizada a experiência vivida por dezesseis servidores de Institutos Federais da região sul do Brasil no mês de fevereiro, durante a realização do curso de imersão na língua inglesa promovido pelo San Antonio College, nos Estados Unidos. Sete servidores do IFSC fizeram parte deste grupo, cujas aulas ocorreram entre os dias 3 e 28 de fevereiro.

Segundo um dos representantes do IFSC no grupo, Fernando Ribas, da Pró-reitoria de Extensão e Relações Externas (Proex), o mês de estudos nos EUA proporcionou aprendizados que vão além do idioma. “Foi uma experiência excelente. Não só pelo treinamento em outra língua, mas pela oportunidade de vivenciar a realidade de outra organização de ensino, comparando métodos e processos”, explica.

intercambio servidores eua (2)As aulas de inglês ocorriam diariamente, das 9h às 17h. Durante o curso foram realizadas diversas visitas e atividades culturais – como idas a museus e jogos de basquete – para dar apoio ao estudo da língua e que auxiliaram no processo de imersão. Além disso, toda quarta-feira ocorria o chamado “Training Day”, durante o qual a turma era dividida e cada servidor se aproximava da área de seu interesse profissional, possibilitando que a realidade das aulas e da organização dos cursos fosse conhecida.

Para a servidora Suzy Pascoali, do Câmpus Araranguá, a cultura local esteve entre os aspectos mais marcantes da viagem. “Me surpreendi com a cultura americana, principalmente a texana, com origem espanhola. Por outro lado, pudemos conferir que mesmo nos EUA há pessoas abaixo da linha da pobreza, o mostra que o capitalismo não etá sendo uma boa opção”, diz.

intercambio servidores eua (3)De volta ao IFSC, Suzy acredita que a experiência no exterior estimulará a participação em assuntos relacionados à área de relações internacionais. “Incentivaremos nossos alunos a participar ainda mais de intercâmbios e congressos internacionais. Como servidores, também teremos maior segurança para apresentar trabalhos de forma oral em inglês e, quem sabe, publicar mais em revistas internacionais”.

Para o servidor da Proex, a principal dica para quem tem interesse em participar de uma próxima edição deste programa de intercâmbio é ter planejamento. “Independente do destino da viagem, é sempre bom ter uma boa reserva financeira e garantir o passaporte. Se houver possibilidade, reforce o seu inglês antes de viajar: um mês é muito pouco tempo, então tem que ser aproveitado intensamente. Quanto mais avançado seu nível, maior a sua possibilidade de interação e imersão, o que automaticamente deixa a viagem ainda mais proveitosa”, destaca.

A oportunidade de intercâmbio da qual participaram os sete servidores foi viabilizada pelo IFSC por meio de parceria com o Alamo Colleges. Para participar, os servidores foram selecionados por meio de edital e tiveram que arcar com as despesas relacionadas ao curso e à hospedagem (aproximadamente US$ 2,75 mil), às passagens (cerca de US$ 1 mil) e à obtenção de visto.

Confira abaixo a lista dos participantes do curso de inglês nos EUA:

Instituto Federal de Santa Catarinaintercambio servidores eua (4)
Fernanda Fernandes Rodrigues – Câmpus Itajaí
Fernando Cesar Fiorini Ribas – Reitoria
Gisele Luz Cardoso – Câmpus Gaspar
Marcelo Palma de Oliveira – Câmpus Itajaí
Saionara Greggio – Câmpus Chapecó
Suzy Pascoali – Câmpus Araranguá
Wellington Rangel – Câmpus Araranguá

Instituto Federal do Paraná
Erica Dias de Paula Santana
Jackeline Siraichi
Marcos Maioli
Maria Vettorazzi
Odacir Zanatta
Pedro Paulo Grein

Instituto Federal Sul-Rio-grandense
Leonardo Silva
Lucas Hlenka
Marcelo Duart

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.