Fórum entre instituições federais de ensino pretende aprimorar práticas administrativas
19. março 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Gestão, MatériasSe a “união faz a força”, o trabalho conjunto de quatro instituições pode trazer benefícios administrativos e resultar em uma melhor prestação de serviço à comunidade. Essa é a proposta do Fórum de Gestão Integrada das Instituições Federais de Ensino de Santa Catarina (Forgifesc) que iniciou as atividades na última semana. O órgão é constituído pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Instituto Federal Catarinense (IFC), Universidade Federal de Santa Catarina UFSC) e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A pauta da primeira reunião, realizada no dia 14 de março, foi sobre compras.
A implementação do fórum é resultado do trabalho de mestrado do ex-diretor de Administração do IFSC, Érico Madruga, que atualmente trabalha em outra instituição pública em Brasília. O servidor cursa o Mestrado Profissional em Administração Universitária na UFSC e sua dissertação tem como objetivo analisar as vantagens da implementação de um fórum permanente de gestão universitária integrada em Santa Catarina para o aprimoramento das práticas administrativas, visando a eficiência na execução da atividade-fim que é o ensino. “A ideia é que as instituições trabalhem o tripé Ensino, Pesquisa e Extensão de maneira articulada com a gestão, de maneira a compartilhar boas práticas e propor ações cooperadas que beneficiem todos os envolvidos”, explica Érico.
Presente na abertura da primeira reunião, a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider, destacou que a união de esforços ajudará as instituições a melhorarem seus processos. “Precisamos trabalhar a gestão de forma colaborativa para conseguirmos avançar nos muitos desafios que temos como instituições públicas”, destacou.
A concepção do Forgifesc surgiu a partir do Fórum de Reitores das Instituições Públicas de Santa Catarina – do qual todas as instituições e mais a Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) fazem parte. De acordo com o Érico, já que esse fórum envolve os dirigentes, a intenção foi criar um outro espaço para que todas as áreas pudessem trocar informações. “Queremos que servidores de diversas áreas administrativas das instituições possam discutir propostas de maneira a otimizar processos e recursos por meio de um trabalho coletivo”, conta. “A parte administrativa é fundamental para que possamos atender os estudantes com qualidade”, ressaltou a reitora do IFSC.
Compras em pauta
Para que o Fórum envolva, além dos gestores, os servidores técnico-administrativos, foram definidas câmaras temáticas ligados às seguintes áreas: Licitações e Contratos, Engenharia, Orçamento e Finanças, T.I., Gestão de Pessoas e Sustentabilidade. O primeiro tema a ser discutido foi compras. Representantes das áreas de todas as instituições estiveram presentes e debateram questões como a dificuldade em processos licitatórios e as limitações da lei 8.666/93 que institui normas para licitações e contratos da Administração Pública.
A pró-reitora de Administração do IFSC, Elisa Flemming Luz, explica que as instituições federais precisam seguir diversas orientações do Tribunal de Contas da União e de auditorias quanto à importância da efetivação de compras compartilhadas. “Hoje já atuamos dessa forma dentro da rede IFSC, mas precisamos ampliar essa atuação. Acreditamos que o Fórum trará um diferencial para a administração pública, porque será mais atrativo às empresas participar dos processos licitatórios, que envolverão quantitativos mais elevados e, como consequência, esperamos uma redução de valores”, conta.
Outros assuntos que devem ser discutidos pelos representantes da área de Administração no Forgifesc são gerenciamento das obras de engenharia, gestão de contratos e questões orçamentárias e financeiras. “Será um espaço rico de troca de experiências, discussões e a construção de diferenciais para a administração pública”, ressalta Elisa.
“Ficamos muito felizes com o sucesso dessa primeira reunião de implementação do Fórum, pois todas as instituições federais de ensino aqui do estado se mostraram abertas ao debate e, principalmente, ao compartilhamento de suas experiências exitosas”, destaca Érico, responsável pelo projeto. “O amadurecimento e a profissionalização da gestão pública, em especial, na área da educação, garantirá melhores condições aos nossos alunos e servidores. Todos têm algo a ensinar, compartilhar e, principalmente, aprender”, complementa.
As reuniões das Câmaras ocorrerão mensalmente. A próxima reunião ficou agendada para o dia 11 de abril com os temas “Compras Sustentáveis e Fiscalização de Obras”, envolvendo as Câmaras de Licitações e de Engenharia.