IFSC é um dos parceiros na implantação da UFSC em Blumenau

19. março 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Gaspar, Matérias

O Câmpus Gaspar do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) é um dos parceiros na implantação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em Blumenau a partir deste semestre. A cerimônia de inauguração foi realizada na última segunda-feira (17), no Teatro Carlos Gomes, com aula magna da reitora da UFSC, Roselane Neckel, e presença de várias autoridades. A UFSC vai oferecer em Blumenau os cursos de Engenharia de Materiais, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Têxtil, além das licenciaturas em Química e em Matemática.

uda_ufscO IFSC irá ceder a estrutura de seus laboratórios de Química e salas de aula para os cursos de Engenharia e de licenciatura em Química. A parceria entre as instituições já foi formalizada via termo de cooperação técnica. Em virtude dessa cooperação, o Câmpus Gaspar, na pessoa de seu diretor-geral, Sérgio Seitsi Uda, foi um dos homenageados durante a aula inaugural. “Recebi a homenagem em nome de todos os servidores do nosso câmpus, que sempre foram a favor e estiveram engajados desde o início na implantação da UFSC na região”, afirma.

O diretor também conta que a parceria só traz benefícios para os envolvidos. “Pra gente foi algo muito natural, até porque somos instituições primas. A oferta de cursos afins também facilitou a parceria, agilizando o início das atividades, já que até que o câmpus da UFSC ser construído e os laboratórios serem montados e equipados pode demorar um pouco”, observa Uda.

uda_ufsc4Para o Câmpus Gaspar, receber alunos da UFSC irá estimular o diálogo entre as instituições e a parceria entre elas. “Temos um curso técnico integrado em Química que poderá dialogar bastante com a licenciatura da UFSC, servindo inclusive, como campo de estágio. Além disso, a oferta dessa licenciatura na região garante a verticalização do curso técnico em Química, uma preocupação constante do nosso câmpus”, ressalta Ana Paula Kuczmynda da Silveira, chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa e Extensão do Câmpus Gaspar. A parceria também irá possibilitar o desenvolvimento de projetos de Pesquisa e de Extensão nas áreas de Química, Têxtil e Matemática em conjunto.

Atualmente, o Câmpus Blumenau da UFSC não possui instalações físicas, contando apenas com um prédio alugado para a parte administrativa. Além do Câmpus Gaspar do IFSC, durante o ano de 2014 a UFSC também utilizará a estrutura do Câmpus Blumenau do Instituto Federal Catarinense (IFC).

Egressa do IFSC será aluna da UFSC

romildaA aluna Romilda Silveira Pires, egressa do curso técnico concomitante em Modelagem do Vestuário do Câmpus Gaspar, será aluna do curso de Engenharia Têxtil na UFSC em Blumenau. Ela destaca que sempre teve o sonho de atuar com Moda e Modelagem e viu nas instituições federais uma oportunidade para realizá-lo. “Minha expectativa agora é aprender bastante, para ajudar a criar e descobrir materiais novos. Quem sabe tecidos para diminuir a pressão, tecido com proteção solar, entre outros”, conta.

Além do curso técnico em Modelagem, Romilda também fez os cursos de qualificação profissional de Modelagem Básica e de Auxiliar de Mecânico de Manutenção de Máquina de Costura, ambos ofertados no Câmpus Gaspar. Apesar de agora ser aluna da UFSC, Romilda ainda manterá um vínculo com o IFSC, já que sua filha é aluna do curso técnico integrado em Química.

Fotos 1 e 2: http://ufsc.br

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.