Aluno de 73 anos compartilha experiências com os colegas no Câmpus Itajaí

21. março 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Itajaí, Matérias

peter_carol2Um aluno do Câmpus Itajaí do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) tem chamado a atenção dos servidores e de outros alunos do câmpus. Peter Litvay tem 73 anos e está agora no segundo módulo do curso técnico subsequente em Eletroeletrônica. Nascido na Hungria, Peter mudou-se para o Brasil em 1950. Além da cidadania húngara e brasileira, é também cidadão austríaco. Ele tem dois filhos e uma filha – de 41, 38 e 40 anos, respectivamente – que lhe deram oito netos. Atualmente ele trabalha como consultor técnico na área química têxtil e atua como tradutor de textos técnicos (alemão-inglês-português).

Peter acumula conhecimento em diversas áreas. É técnico em Química pela Escola Técnica Mackenzie, em São Paulo, bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade do Brasil (atual Universidade Federal do Rio de Janeiro) e fez cursos de especialização. Ele conta que estava em busca de informações sobre cursos de maricultura e pesca, mas acabou se interessando por Eletroeletrônica. “Sempre fui eletricista amador e sempre defendi a ideia de que conhecimento nunca é demais”, conta o aluno, que já planeja fazer o curso técnico em Pesca quando acabar Eletroeletrônica.

O coordenador do curso, Sergio Petrovcic, conta que Peter é um aluno participativo e contribui muito durante as aulas por meio de sua experiência de vida, sabedoria e disciplina. “Ele é uma pessoa muito calma, com tom de voz suave, que tem uma relação interpessoal excelente, além de ser muito educado e prestativo. Esta é a lição que aprendemos com ele: não basta ter somente um perfil técnico apurado, temos também que saber lidar com as pessoas, saber como, o que, e a hora de falar”, afirma.

Sergio conta ainda que é comum alguns alunos matricularem-se em determinado curso apenas pelo diploma, por questões profissionais. “Esse tipo de aluno não necessariamente está preocupado com a aprendizagem, ou seja, em adquirir conhecimento. O Peter é diferente. Ele está conosco para aprender, pra realização pessoal”, avalia. Sobre o desempenho do aluno, o professor não economiza nos elogios. “Peter é muito dedicado, pró-ativo e ávido por conhecimento. Isso nos deixa orgulhosos de tê-lo como aluno”, completa o professor.

Parceria

Durante as aulas, Peter conta com a ajuda de várias pessoas, entre colegas e professores. Uma delas é Maria Carolina Moneta, de 19 anos. Ela conta que a convivência com o Peter é bastante divertida. “Ele costuma ser espontâneo, tranquilo e engraçado. E talvez esse seja o motivo pelo qual não só eu, mas as pessoas, em sua grande maioria, o admiram”, conta a aluna.

peter_carolMaria Carolina já teve a oportunidade de ouvir várias experiências de vida do colega, sobre trabalho, atividades cotidianas e viagens pelo mundo – um dos seus temas preferidos. “Essas conversas servem como inspiração e parâmetro para construção das minhas próprias experiências. Quem dera se todos alcançassem essa idade com toda disposição e leveza de ser quem ele é, sem se importar com quantos anos tem e quanto tempo já viveu”, afirma a aluna.

Peter conta que a colega tem lhe ajudado muito durante as aulas. “A Maria Carolina tem uma mente incrivelmente rápida para cálculo, lógica, informática e possui muita habilidade com Internet. Tem boa redação e conhecimento em editores de texto e planilhas. Isso nos complementa e me atualiza quanto ao pensamento dessa geração”, complementa Peter.

Tags:

Um comentário até o momento. em "Aluno de 73 anos compartilha experiências com os colegas no Câmpus Itajaí"

1. Paulo Santini disse:

Dá-lhe Seu Peter… Que belo exemplo a ser seguido…
    Acho muito motivadoras as matérias do Link Digital que tratam não apenas da instituição, mas de pessoas, de indivíduos que compartilham conosco este habitat chamado IFSC. No último Link, a matéria sobre o Marquito foi destaque neste sentido. Agora chega o Seu Peter e dá mais uma aula de “como ser gente do bem”.
    Parabéns ao Seu Peter e parabéns à galera do Link.