Câmpus Florianópolis recebe primeira reunião após oficialização do Fórum de Registro Acadêmico

27. março 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, Matérias

forumRAsO Câmpus Florianópolis recebeu nos dias 25 e 26 de março a primeira reunião após a oficialização do Fórum de Registro Acadêmico – e a sexta desde o começo do processo. “É importante estarmos aqui no Câmpus Florianópolis porque um quarto dos alunos do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) em 2013 foram daqui. É o câmpus mais antigo, o maior. Não deixamos de lado a importância de todos os outros, mas acho que todos concordam em reconhecer a contribuição fundamental desse câmpus para o IFSC”, afirmou Gustavo Henrique Moraes, diretor de Estatísticas e Informações Acadêmicas do Instituto.

Apesar de só ter sido oficializado com a resolução 041/2013, no ano passado, desde 2012 os responsáveis pelos Registros Acadêmicos dos câmpus têm se encontrado para discutir formas de padronizar, organizar e melhorar o cadastramento e armazenamento dos dados. “A primeira vitória que conseguimos, claro, foi a própria aprovação da resolução, que estabelece o Fórum como o ambiente apropriado para discutir essa questão. Conseguimos aprovação unânime em todas as instâncias”, afirmou Moraes.

Outra conquista obtida com as cinco reuniões anteriores – realizadas ao longo de 2012 e 2013 – foi a produção de uma série de materiais como manuais, anuários estatísticos, notas técnicas, glossário e o “Perguntas e Respostas Freqüentes”. A melhora do processo é visível também na qualidade das informações, como o anuário estatístico relativos aos dados de 2013. “É um documento que tem impacto direto não só no IFSC, mas na rede federal de ensino tecnológico como um todo”, disse Moraes.

Para o diretor, o trabalho do fórum apoia-se em três bases: um marco regulatório (um conjunto de leis, decretos, notas técnicas, resoluções) que definem o processo; um sistema informatizado que traduza esse marco (porque muitas vezes os sistemas são feitos antes da regulamentação e acabam não atendendo às necessidades do Registro Acadêmico) e a capacitação das pessoas. “O servidor é a essência do trabalho no Registro Acadêmico, e ele estar bem informado, motivado e capacitado é fundamental para que o processo flua bem”, explicou Moraes.

“Acreditamos na proposta da Diretoria de Estatística e isso foi fundamental para o Registro Acadêmico no Câmpus Florianópolis”, afirmou a diretora de Ensino, Cláudia da Silveira. “Nós tínhamos seis departamentos que rumavam para lados diferentes e não havia comunicação entre eles. Hoje, já sentimos o reflexo da discussão implementada pelo Fórum, com a valorização do setor e de seus servidores”, completou. A diretora disse ainda que, apesar do maior tempo de experiência, o Câmpus Florianópolis aposta nos encontros do Fórum porque sabe que todos têm muito a aprender.

Segundo Cláudia, uma das principais conquistas para o câmpus foi a centralização dos registros acadêmicos em uma só pessoa. Atualmente, a coordenadoria está com a servidora Raquel Caetano, que recebe as informações de todos os departamentos acadêmicos e também responde pela organização deles. Para Raquel, a realização das reuniões tem sido uma troca positiva de experiências.

Tags: