Câmpus realizam atividades em comemoração ao Dia Mundial da Água
28. março 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Gaspar, Câmpus Lages, Câmpus São Miguel do Oeste, Matérias, ReitoriaPara marcar a passagem do Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, os câmpus Gaspar, Lages e São Miguel do Oeste do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) realizaram atividades. O tema definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) para este ano foi “Água e Energia”, já que a geração hidrelétrica, nuclear e térmica precisa de recursos hídricos.
Os alunos do curso de Agroecologia do Câmpus Lages participaram de uma mobilização realizada pela prefeitura chamada Projeto Margem Limpa. Com o objetivo de chamar a atenção para a preservação de mananciais, afluentes e rios, a ação visou a limpeza e coleta de lixo ao longo do leito do rio Carahá, que se estende por toda a Avenida Belizário Ramos no perímetro urbano de Lages.
Segundo a professora Luciane Costa, isso demonstra a preocupação dos estudantes e do IFSC em contribuir com a comunidade. “Mostraram todos, sem exceção, que precisamos participar ativamente na vida real, servindo a sociedade e não isolados nos muros das instituições”, disse. Neste ano, a limpeza do rio Carahá, que tem nove quilômetros de extensão, gerou quase uma tonelada de lixo.
O Câmpus São Miguel do Oeste participou de uma atividade em conjunto com outras instituições no Calçadão do Centro. O objetivo é fazer uma mobilização intensa para conscientização da problemática referente a utilização da água e da forma como ela é armazenada. O câmpus apresentou um projeto de hidroponia, utilizando garrafas pet e canos de PVC, e distribuiu mudas de rúcula e de alface. Além disso, o grupo de teatro do câmpus “Corda Bamba” esteve presente fazendo pinturas em crianças que transitaram pelo evento.
O Câmpus Gaspar participaria de uma programação municipal com várias atividades nos rios da cidade, mas a atividade foi cancelada devido ao alto nível dos rios, o que poderia causar algum acidente com os alunos participantes. No câmpus, foi realizada uma pequena exposição sobre o tema, exibida no hall. Para a conscientização dos alunos, foram organizadas duas sessões de exibição do filme “Conflito das águas, baseado em história real de um conflito na Bolívia”.
Na Reitoria, os bebedores foram interditados e os servidores orientados a buscar água na copa do andar térreo, onde havia o cartaz ao lado com orientações sobre o uso racional da água. Segundo o coordenador do programa IFSC Sustentável, Felipe Cintra, o objetivo foi chamar a atenção dos servidores para o tema. “A ideia da ação foi incentivar os servidores a refletirem acerca da necessidade de preservação da água a partir de pequenas modificações nos hábitos cotidianos”, explica.