Serviço “eduroam” permite a alunos e servidores acessar rede wifi em 60 países

28. março 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus São José, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

Lançado nesta semana, o serviço “eduroam” permite a servidores e alunos do IFSC acessar a internet por meio de rede sem fio (wifi) em instituições de ensino de 60 países sem precisar pedir login e senha para acesso no local. Basta acessar a rede eduroam usando o mesmo e-mail (é necessário usar a extensão @ifsc.edu.br para o login, no caso dos servidores, ou de outro provedor de e-mail, no caso dos alunos) e senha cadastrados para entrar na intranet e nas redes IFSC-ADM ou IFSC-Aluno e será possível conectar à rede em qualquer instituição que tenha o serviço em todo o mundo. O eduroam já funciona na Reitoria e em 15 câmpus do IFSC.

Rede eduroam já está disponível na Reitoria e em 15 câmpus

O acesso ao serviço eduroam começou a ser testado em fevereiro pela Diretoria de Tecnologia da Informação e da Comunicação (DTIC) da Reitoria, por meio de um grupo de trabalho composto pelos servidores Glaidson Menegazzo Verzeletti (Câmpus Lages), Vinicius Teixeira Coelho e Carlos Eduardo Serpa de Sousa (ambos da Reitoria). O diretor da DTIC, Emerson Ribeiro de Mello, explica que ela é uma rede tão segura quanto a do IFSC. “Ela possui os mesmos protocolos de segurança que a nossa rede”, completa.

O acesso pode ser feito por computador ou por quaisquer dispositivos móveis (celulares, tablets, entre outros). O serviço está disponível na Reitoria e nos câmpus Araranguá, Caçador, Canoinhas, Chapecó, Criciúma, Florianópolis, Florianópolis-Continente, Garopaba, Gaspar, Geraldo Werninghaus, Jaraguá do Sul, Joinville, Lages, São José e Xanxerê. Nos demais câmpus, será implementada depois da instalação de novos equipamentos.

A lista completa de instituições participantes está disponível neste link. Em Santa Catarina, além do IFSC, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também tem acesso ao serviço. No Brasil, há instituições em outros 12 estados e no Distrito Federal.

Um público que terá bastante benefício com o acesso ao serviço é o de intercambistas do IFSC no exterior, já que várias instituições da Europa e dos Estados Unidos fazem parte da eduroam. Visitantes externos no IFSC que venham de instituições integrantes da eduroam poderão acessar o serviço dentro do Instituto Federal sem ter que solicitar logins e senhas provisórios.

O gerenciamento do serviço no Brasil é feito pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), da qual o IFSC faz parte. No site da RNP e no site da DTIC, há mais informações sobre o que é o serviço.

Tags: ,