Palestra sobre parto

14. abril 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Eventos, Notas

A professora Juliana Jacques da Costa Monguilhott (foto), do Câmpus Florianópolis, foi uma das palestrantes do TEDxLaçador, evento realizado em Porto Alegre (RS), entre 4 e 5 de abril. Juliana e a jornalista Daniela Costa Besouchet falaram sobre o parto natural humanizado, método que respeita o parto como processo fisiológico e coloca a mulher como protagonista desse momento, permitindo a ela, por exemplo, desfrutar da companhia da família, caminhar, tomar banho de chuveiro ou banheira para aliviar as dores e optar pela melhor posição para parir.

juliana_monguillhotJuliana apresentou dados sobre violência obstétrica (maus-tratos e intervenções médicas desnecessárias que a mulher sofre no momento do parto), sobre os altos índices de parto por cesariana no Brasil (cerca de 50% do total de partos, enquanto a Organização Mundial de Saúde recomenda, no máximo, 15%) e sobre os riscos que uma cesariana desncessária trazem para as mães e os bebês (aumentam em cerca de três vezes os riscos de complicações pós-parto em relação ao parto natural). A professora está no IFSC desde 2013, é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e integrante do Grupo de Pesquisa em Enfermagem em Saúde da Mulher e do Recém-nascido (Grupesmur). Já Daniela relatou sua experiência com a opção pelo parto domiciliar e a importância que essa experiência teve na sua vida e de seu marido e filho de quatro meses (que participou da palestra com ela).

O TED é uma organização sem fins lucrativos, com sede nos Estados Unidos, que realiza há 26 anos eventos para promover ideias que consideram que merecem ser espalhadas. Os eventos TEDx são organizados de maneira independente, mas sob licença do TED. O TEDx Laçador é organizado desde 2011, com duas edições por ano. Na última, o tema foi “Somos humanidade”.

Um comentário até o momento. em "Palestra sobre parto"

  1. JULIANA JACQUES DA COSTA MONGUILHOTT MONGUILHOTT disse:

    Agradeço à Assessoria de Comunicação o reconhecimento e carinho. Que a ideia e o desejo por um parto humanizado possam ser espalhados entre todas as mulheres!