Grupo de trabalho inicia projeto piloto de reconhecimento de saberes escolares de trabalhadores

16. abril 2014 | Escrito por | Categoria: Gestão, Matérias

SONY DSCUm grupo de trabalho composto por 16 profissionais da educação deu início nesta terça-feira (15) à elaboração de um projeto piloto de reconhecimento e certificação de saberes escolares de trabalhadores. Essa é uma iniciativa inédita, que irá atender duas demandas específicas da região da Grande Florianópolis: os guias de turismo e os trabalhadores que atuam na preparação da merenda das escolas públicas.

A ideia partiu das coordenadoras do Proeja e do Certific no IFSC, Elenita Eliete de Lima e Claudia Hickenbick. O objetivo é formatar uma proposta de reconhecimento dos saberes escolares desses trabalhadores que já atuam na área há muitos anos, mas não possuem o Ensino Fundamental completo.

A ideia é conceder o certificado do Ensino Fundamental para que esses profissionais estejam habilitados a cursar o Proeja técnico em Guia de Turismo e o Proeja técnico em Gastronomia. Em ambos os cursos o aluno faz o Ensino Médio e o técnico no IFSC, ao mesmo tempo. “Os guias de turismo aqui de Florianópolis, por exemplo, estão sendo impedidos de exercer a profissão porque não possuem a formação na área”, conta Claudia.

SONY DSCO diretor de Desenvolvimento do Ensino, Paulo Wollinger, também participou desse primeiro encontro do grupo. Ele disse que, caso a experiência tenha êxito, poderá ser replicada em outras cidades do estado e do Brasil. “Temos um contingente de 50 milhões de brasileiros que não concluíram o Ensino Fundamental em idade regular. Essa é uma dívida social que o Brasil vai levar décadas para pagar”, avalia.

Wollinger também disse que o maior desafio desse projeto é olhar esse público por um novo ângulo. “Precisamos propor uma abordagem diferente, resgatando a autoestima e fazendo com que eles se tornem multiplicadores. Não tenham medo de ousar nessa proposta”, orientou.

Todos os profissionais selecionados para o desenvolvimento do projeto já possuem experiência com Educação de Jovens e Adultos (EJA). Os encontros serão realizados diariamente, no período noturno, até 15 de julho.

Tags: ,