Holanda oferece programas de intercâmbio para estudantes brasileiros

16. abril 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Joinville, Matérias

palestra_holandaOs alunos do Câmpus Joinville do IFSC puderam conhecer as oportunidades de intercâmbio oferecidas pela Holanda, dia 11 de abril, no Auditório do Câmpus, durante apresentação de representante do Nuffic Neso Brasil, entidade ligada ao Ministério da Educação holandês e que tem como finalidade fomentar o intercâmbio estudantil.

A Holanda oferece mais de 1.800 programas de estudo totalmente em Língua Inglesa, em praticamente todas as áreas do conhecimento. A representante do escritório do Nuffic no Brasil, Simone Perez, destaca várias vantagens de se estudar naquele país, como o menor custo de vida comparado com outros países europeus, o fato de 80% da população ser fluente na Língua Inglesa, estar no centro da Europa e possuir programas de ensino com turmas formadas por alunos de diversos países. A Holanda é ainda sede de grandes empresas mundiais, como a Knorr, Shell, Heineken, Philips, entre outras.

“Atualmente, cerca de mil brasileiros fazem intercâmbio na Holanda todo o ano”, destaca Simone. Segundo ela, é crescente o número de estudantes de institutos federais naquele país. “Temos universidades de ciências aplicadas com propostas de ensino muito parecidas com os institutos federais. Além disso, cada vez mais universidades holandesas estão dispostas a cooperar com os institutos brasileiros”, completa.

Para realizar um intercâmbio na Holanda, o estudante do IFSC pode optar pelo Ciência Sem Fronteiras (alunos de graduação e pós-graduação) ou o Propicie (para estudantes de nível técnico). O diferencial da Holanda para outros países é que o próprio aluno escolhe a Universidade que queira cursar, desde que tenha afinidade com sua área de formação.

Há também o programa Orange Tulip Scholarship (OTS Brasil), específico para brasileiros e com bolsas de estudo, parciais ou integrais, oferecidas pelas próprias universidades holandesas. São várias opções, como cursar toda a graduação na Holanda, realizar mais um ano de graduação após a formatura no Brasil, como complemento, ou programas de mestrado e MBAs.

Segundo o coordenador de Assuntos Internacionais do Programa Ciência sem Fronteiras IFSC – MEC/Capes/CNPq, Julio Cezar Bragaglia, o objetivo de internacionalização do IFSC é oferecer alternativas de intercâmbio para os alunos. “A Holanda oferece várias oportunidades além do Ciência Sem Fronteiras e do Propicie. São mais possibilidades”, afirma.

Para saber mais sobre as oportunidades oferecidas pela Holanda, basta acessar o site do Nuffic Neso Brasil.

Tags: , ,