Ministro da Educação participa de reunião do Conif

17. abril 2014 | Escrito por | Categoria: Governo Federal, Matérias

reuniao_conif_1A intensa agenda a ser cumprida pela Rede Federal em parceria com o Ministério da Educação (MEC) pautou o encerramento da 41ª Reunião Ordinária do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) nessa quarta-feira, 16/4, em Brasília. Os debates contaram com a participação do Ministro da Educação, Henrique Paim, acompanhado do Secretário de Educação Profissional e Tecnológica, Aléssio Trindade de Barros, e de Oiti José de Paula (IFMG).

O ministro reafirmou o papel estratégico da Rede Federal para o presente e para o futuro do país e destacou, em especial, a missão e importância dos institutos federais, sobretudo no que se refere ao fortalecimento dos ensinos integrado e técnico. Ele defendeu a importância da ampliação das experiências exitosas da Rede, principalmente aquelas voltadas para a valorização da educação básica, e a estreita vinculação entre Educação, Trabalho e Cidadania que, de forma expressiva, dão significado à melhoria da Educação Básica.

Paim reiterou o sentido da existência das licenciaturas nos institutos federais que, a seu ver, ultrapassa a compreensão da formação de professores, agindo como porta de acesso para possibilidades que ampliam as políticas voltadas para a Educação Básica. O ministro chamou a atenção para as ações de fortalecimento da educação superior, que devem confirmar a importância dos cursos superiores de tecnologia, da formação técnica superior e, ainda, a definição de diretrizes para a Educação a Distância (EaD).

reuniao_conif_2Em sua fala, Paim deu destaque à reunião realizada com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) no início deste mês, que resultou na construção de uma agenda conjunta, na perspectiva do fortalecimento da pós-graduação nos institutos federais e das ações de pesquisa e inovação. Para isso, será promovido um seminário no dia 13 de maio com a participação do Conif, da Capes e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

Quanto às ações para o futuro da Rede Federal, o ministro ressaltou a função que cabe aos Polos de Inovação Tecnológica para o avanço tecnológico do país e a importância de uma ação neste sentido para o desenvolvimento local e regional. Além disso, renovou o compromisso com a expansão da Rede Federal e ressaltou uma sequência de metas prioritárias como chegar a mil unidades e alcançar um milhão de matriculas só no ensino técnico. Neste aspecto de ampliação da educação profissional e tecnológica, ele destacou as potencialidades das instituições e o protagonismo da Rede no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), como política de democratização da formação profissional que deve ter o apoio crescente dos institutos federais.

Ao final, Paim reafirmou que é fundamental que as ações dos institutos federais estejam em sintonizada articulação com as do Plano Nacional de Educação e firmou compromisso com os reitores de definir uma agenda com a presidenta da República, Dilma Rousseff, que já manifestou interesse em aprofundar esse debate com as instituições da Rede Federal.

Os reitores participaram do encontro sempre trazendo como paradigma a importância da educação pública. Ao encerrar a sessão, o presidente do Conif, Luiz Caldas, ressaltou que a posição do MEC e do Conif está em convergência. “Nesta última década, as escolas federais vivenciaram uma materialização de sonhos com a expansão que, historicamente, nos fez perceber, de forma mais intensa e real, as aspirações das pessoas pelos recantos mais distantes do país”, disse Caldas, ao enfatizar o protagonismo da Rede Federal e sua comprometida interferência nesta realidade, por meio da educação profissional e tecnológica e na melhoria de vida do trabalhador.

Fonte: Assessoria de Comunicação do Conif

Tags: ,