Servidores e alunos do IFSC têm acesso aos serviços da Comunidade Acadêmica Federada

17. abril 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias, Reitoria

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) aderiu à Comunidade Acadêmica Federada (CAFe), administrada pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que oferece diversos serviços para usuários das instituições participantes. Entre esses serviços, um dos mais importantes é a possibilidade de acesso remoto de pesquisadores à área restrita do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) – ou seja, esse acesso agora pode ser feito de qualquer lugar, e não mais apenas por computadores situados dentro da instituição.

Além do acesso remoto ao Portal Capes, há também a possibilidade de fazer download gratuito de software da Microsoft por meio do Microsoft DreamSpark Standard; enviar arquivos de até 100Gb por e-mail com uso do FileSender; utilização do JEMS, que é um sistema para submissão, revisão, discussão e seleção de artigos para eventos científicos da Sociedade Brasileira de Computação (SBC); agendamento de reuniões, criação de enquetes e realização de pesquisas simples por meio do Foodle; e utilização dos serviços do portal de Vídeo Digital da RNP (vídeo sob demanda, transmissão de vídeo ao vivo e transmissão de sinal de TV). Clique aqui para consultar a lista completa de serviços disponíveis.

A principal vantagem da adesão à CAFe é a utilização do mesmo login e senha da instituição de origem para acessar os diferentes serviços, na análise do diretor de Tecnologia da Informação e Comunicação, Emerson Ribeiro de Mello. “Com isso, o usuário não precisa preencher cadastros em cada um dos serviços, garantindo sua privacidade”, salienta. Além disso, não há necessidade de gerenciar diferentes contas e senhas. Outra vantagem é a autenticação única (single sign on), que permite que, uma vez logado em um dos serviços, o usuário esteja automaticamente logado nos outros que esteja acessando ao mesmo tempo – a exemplo do que já acontece com os usuários do Google, por exemplo.

A Diretoria de Tecnologia da Informação e Comunicação (DTIC) disponibilizou o passo a passo para utilização dos principais serviços oferecidos pela CAFe. Para acessar os tutoriais, clique aqui.