Alunos do Câmpus Canoinhas vão orientar famílias na criação de hortas e jardins

25. abril 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Canoinhas, Matérias

extensao_canoinhas2Alunos do curso técnico concomitante em Agroecologia do Câmpus Canoinhas do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) vão orientar famílias do loteamento Princesa do Planalto na criação de hortas e jardins. O projeto é uma parceria entre o IFSC e as secretarias municipais de Habitação e Assistência Social.

Os loteamentos possuem 28 famílias, das quais dez serão atendidas inicialmente. O projeto conta com a colaboração da assistente social da Secretaria Municipal de Habitação, Rosilene Jaremczuk; do coordenador do Programa de Agricultura Urbana, Renato Leandro; e de professores e alunos do módulo III do curso técnico em Agroecologia.

O primeiro contato entre os alunos e moradores atendidos pelo projeto se deu no Câmpus Canoinhas, durante uma visita dos moradores no dia 27 de março. A coordenadora do curso, Eliziane Luiza Benedetti, apresentou o IFSC e deu uma breve explicação, mostrando alguns materiais que muitas vezes vão para o lixo e que poderão ser reaproveitados para a implantação das hortas e jardins.

extensao_canoinhasA assistente social Rosilene também comentou da importância desse tipo de parceria e do comprometimento que ambas as partes terão na execução. No final do encontro, os alunos foram divididos em duplas, sendo que cada dupla vai atender uma família, planejando e orientando as atividades para implementação de jardim e horta em cada residência.

O segundo encontro ocorreu no dia 8 de abril. Nessa oportunidade os alunos foram até o loteamento fazer o planejamento, junto com as famílias, de quais espécies serão cultivadas e o local de plantio de cada uma.

As visitas estão previstas para acontecerem uma vez ao mês, sendo que na próxima já serão iniciados os trabalhos de implantação das hortas e jardins nas residências.

Tags: ,

Os comenários não estão permitidos.