IFSC contrata agência de publicidade
25. abril 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Gestão, MatériasDesde o início de abril, o IFSC passou a contar com os serviços de uma agência de publicidade para auxiliar na divulgação das campanhas de ingresso. A agência vencedora da licitação foi a Engenho de Ideias, de Porto Alegre, e o contrato terá validade de um ano, podendo ser prorrogado.
Com a contratação da agência, o IFSC pode anunciar em veículos de comunicação dos mais diversos tipos, como emissoras de TV, rádios, jornais impressos, outdoors e carros de som. De acordo com a lei 12.232, essa contratação não pode ser feita diretamente por órgãos públicos; apenas por meio de agência.
O chefe do Departamento de Marketing e Jornalismo, Heitor Éckeli, explica que o IFSC já contratou espaços de mídia por meio de pregão por registro de preço nos anos de 2009 e 2010. “No entanto, essa modalidade não é recomendada pela lei 8.666”, conta. Com a grande demanda vinda dos câmpus para contar novamente com esse tipo de divulgação, em 2011 foi iniciada a elaboração desse novo edital.
Heitor conta que várias dificuldades foram enfrentadas, entre elas o contexto político da época, quando foi descoberto um esquema de desvio de dinheiro público por meio de agências de publicidade. “A descoberta do ‘Valérioduto’, em que havia desvio de verba pública para pagamento do mensalão, dificultou todo o processo. Além disso, a falta de informações por parte do Governo Federal sobre processos para contratação de empresas de publicidade e a própria inexperiência do IFSC em editais que envolvem técnica e preço também contribuíram para a demora no lançamento do edital”, explica.
Foi um longo período de adequação do documento e do processo interno para avaliação das propostas, visando a transparência e a isonomia. Mas, segundo Heitor, o esforço por parte das diretorias de Administração e de Comunicação valeram a pena. “Com a contratação da agência, vamos aumentar a presença do IFSC na mídia para divulgar nossas vagas abertas, poderemos contratar pesquisas de opinião das ações publicitárias executadas e, o mais importante, fazer chegar até os públicos estratégicos que essa instituição preza pela qualidade do ensino gratuito”, avalia.
Como funciona
A contratação dos serviços de publicidade só pode ser feita com o intermédio da Diretoria de Comunicação, única responsável pelo contato direto com a agência. No início do mês, a Dircom encaminhou as planilhas com os valores de inserção nos veículos e também uma sugestão de contratação para os câmpus.
Além das veiculações locais que serão pagas pelos câmpus, há também anúncios em veículos estaduais, pagos pela Rede IFSC. “Esse investimento é muito importante para que o IFSC seja mais conhecido e as pessoas vejam todas as oportunidades que temos a oferecer”, avalia a reitora do IFSC, Maria Clara Kaschny Schneider.
A Relações Públicas do IFSC, Nadia Garlet, explica que não é permitido nenhum tipo de propaganda institucional. “Só podemos anunciar produtos e serviços, como é o caso das campanhas de ingresso”. Além disso, Nadia ressalta que os servidores do IFSC não podem entrar em contato nem contratar os veículos de comunicação diretamente; todo o contato com essas empresas deve ser feito por meio da agência de publicidade.