Servidores e terceirizados participam de mais uma edição do projeto Hipersiass

25. abril 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São José, Eventos, Gestão de Pessoas, Matérias, Reitoria

SONY DSCAbril é considerado pelo Ministério da Saúde como o mês de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Por isso, o Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (Siass) em parceria com a Coordenadoria de Atenção à Saúde do Servidor do IFSC promoveu mais uma edição do projeto Hipersiass. Durante a manhã desta sexta-feira (25), servidores e funcionários terceirizados da Reitoria e dos câmpus Florianópolis, Florianópolis-Continente, Palhoça Bilíngue e São José puderam realizar diversos exames no hall da Reitoria.

Para facilitar o processo, foram montadas oito estações de atendimento. Além de exames de pressão arterial, glicemia, peso corporal, altura e circunferência abdominal, nesta edição, os servidores e terceirizados puderam avaliar a sua capacidade pulmonar (epirometria) e ter orientações sobre atividades físicas.

SONY DSC

A coordenadora da unidade Siass de Florianópolis, Rosana Cordeiro Mendes, explica que o objetivo do evento é a conscientização. “Queremos que as pessoas tenham a consciência do cuidado com a saúde”, destacou.

Essa preocupação foi o que trouxe o professor aposentado do Câmpus Florianópolis, José Vidal Nardi, de 67 anos para a Reitoria nesta sexta. “Acho que é dever do Governo cuidar da saúde do servidor, pois quanto melhor for nossa saúde, mais economia no futuro”, afirmou.

SONY DSCQuem também veio pela primeira vez ao projeto foi a funcionária terceirizada do Câmpus Palhoça Bilíngue, Geni Maciel, de 51 anos, que viu vantagem em ter a chance de fazer todos os exames de maneira gratuita e rápida. “Quando vamos no posto de saúde, acaba demorando muito”, relatou.

Essa é a terceira ação do tipo feita em parceria entre o Siass e o IFSC. Duas foram feitas na Reitoria e uma no Câmpus Florianópolis. A coordenadora de Atenção à Saúde do IFSC, Soraia Destri Pessoa, ressalta, no entanto, que não basta só a instituição promover ações. “O servidor tem que se conscientizar da importância em cuidar da sua saúde para ter qualidade de vida e participar mais das iniciativas desse tipo promovidas pelo IFSC”, destaca.

Pesquisa

SONY DSCDurante as atividades do Hipersiass, os servidores com mais de 40 anos puderam também participar de pesquisa sobre doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) orientada pela fisioterapeuta Cardine Reis, mestranda da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). O teste de capacidade funcional tem o objetivo de avaliar a capacidade dos voluntários para executar atividades da vida diária e observar o impacto na função pulmonar. Para a simulação das atividades, os participantes passaram pelo teste AVD-Glittre: foram monitorados enquanto carregaram uma mochila com 5 quilos (para homens) ou 2,5 quilos (mulheres), percorreram uma pequena distância a pé, com três degraus no meio do percurso, e trocaram de lugar objetos com um quilo de peso, dispostos em três prateleiras. “O objetivo é encontrar um parâmetro para avaliar a capacidade funcional dos pacientes com DPOC”, explica Cardine. O teste AVD-Glittre foi construído e validado por pesquisadores noruegueses.

Tags: , ,

Os comenários não estão permitidos.