Processo de autoavaliação tem participação recorde
30. abril 2014 | Escrito por Jornalismo IFSC | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, MatériasO processo de autoavaliação institucional do IFSC teve participação recorde no ano passado, como mostra o Relatório de Autoavaliação Institucional 2013, divulgado na última semana pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). No total, 4.260 alunos e 1.418 servidores responderam ao questionário, totalizando 5.678 respondentes – todos números inéditos na instituição. O relatório do processo está disponível no site do IFSC.
Para efeito de comparação, o processo de autoavaliação de 2012 (cujos resultados foram divulgados em 2013) teve 3.503 participantes. O recorde anterior era de 4.331 respondentes na autoavaliação de 2011 (divulgada em 2012), quando também foram registrados os maiores números de alunos (3.290) e de servidores participantes (1.041) antes do último processo de autoavaliação.
A autoavaliação institucional de 2013 foi realizada por meio de questionário online disponibilizados no site da CPA (www.ifsc.edu.br/cpa). A comissão adotou várias estratégias de sensibilização, que incluiu a presença de multiplicadores nos câmpus. Em muitos deles, os alunos foram levados até laboratórios de informática para responder ao questionário. A Diretoria de Comunicação do IFSC divulgou a autoavaliação no site institucional, com o envio de e-mail ao grupo todos@ifsc.edu.br e divulgação nas mídias sociais.
“De forma geral, a participação tem aumentado a cada ano, o que demonstra que o trabalho de sensibilização por parte da CPA tem obtido resultados positivos”, comenta a comissão no documento.
Os participantes responderam a 85 perguntas, divididas em 10 dimensões previstas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei 10.861/2004. A autoavaliação institucional das instituições de ensino superior é uma das ações que compõem o Sinaes.
A cada pergunta, havia sete opções de resposta: Ótimo, Bom, Regular, Ruim, Péssimo, Inexistente/Não se Aplica e Não Sei/Não Conheço. Quando a soma de Ruim, Péssimo e Não Sei/Não Conheço é maior que igual a 10%, considera-se que o indicador precisa de ações corretivas em caráter de urgência. Já quando a soma das respostas Ótimo e Bom for maior ou igual a 75% considera-se que o quesito atende os parâmetros mínimos de qualidade.
A equipe da CPA que conduziu o trabalho de autoavaliação institucional 2013 foi composta pelos representantes dos alunos Ana Carolina da Silva e Sá, Diana Aguiar, Felipe Mesquita, Marcionei Bedin, Raphael Bressan e Vitória Beatriz Falcão Kupas; pelos representantes dos professores Adriano Heis (presidente da comissão), Ailton Durigon, Eduardo Aquino Hübler, Graciane Regina Pereira, Lucas Bastianello Scremin e Ramon Salvan; e pelos representantes dos técnicos administrativos Camila Koerich Burin, Eliane Trajano, Jeane Aparecida Silveira, Khrisna Viviane da Silva, Nelson Granados Moratta e Raphael Thiago Gerba.