Processo de autoavaliação tem participação recorde

30. abril 2014 | Escrito por | Categoria: Câmpus Araranguá, Câmpus Caçador, Câmpus Canoinhas, Câmpus Chapecó, Câmpus Criciúma, Câmpus Florianópolis, Câmpus Florianópolis-Continente, Câmpus Garopaba, Câmpus Gaspar, Câmpus Itajaí, Câmpus Jaraguá do Sul-Centro, Câmpus Jaraguá do Sul-Rau, Câmpus Joinville, Câmpus Lages, Câmpus Palhoça Bilíngue, Câmpus São Carlos, Câmpus São José, Câmpus São Miguel do Oeste, Câmpus Tubarão, Câmpus Urupema, Campus Xanxerê, Matérias

O processo de autoavaliação institucional do IFSC teve participação recorde no ano passado, como mostra o Relatório de Autoavaliação Institucional 2013, divulgado na última semana pela Comissão Própria de Avaliação (CPA). No total, 4.260 alunos e 1.418 servidores responderam ao questionário, totalizando 5.678 respondentes – todos números inéditos na instituição. O relatório do processo está disponível no site do IFSC.

relatorio_cpaPara efeito de comparação, o processo de autoavaliação de 2012 (cujos resultados foram divulgados em 2013) teve 3.503 participantes. O recorde anterior era de 4.331 respondentes na autoavaliação de 2011 (divulgada em 2012), quando também foram registrados os maiores números de alunos (3.290) e de servidores participantes (1.041) antes do último processo de autoavaliação.

A autoavaliação institucional de 2013 foi realizada por meio de questionário online disponibilizados no site da CPA (www.ifsc.edu.br/cpa). A comissão adotou várias estratégias de sensibilização, que incluiu a presença de multiplicadores nos câmpus. Em muitos deles, os alunos foram levados até laboratórios de informática para responder ao questionário. A Diretoria de Comunicação do IFSC divulgou a autoavaliação no site institucional, com o envio de e-mail ao grupo todos@ifsc.edu.br e divulgação nas mídias sociais.

“De forma geral, a participação tem aumentado a cada ano, o que demonstra que o trabalho de sensibilização por parte da CPA tem obtido resultados positivos”, comenta a comissão no documento.

Os participantes responderam a 85 perguntas, divididas em 10 dimensões previstas pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), instituído pela Lei 10.861/2004. A autoavaliação institucional das instituições de ensino superior é uma das ações que compõem o Sinaes.

A cada pergunta, havia sete opções de resposta: Ótimo, Bom, Regular, Ruim, Péssimo, Inexistente/Não se Aplica e Não Sei/Não Conheço. Quando a soma de Ruim, Péssimo e Não Sei/Não Conheço é maior que igual a 10%, considera-se que o indicador precisa de ações corretivas em caráter de urgência. Já quando a soma das respostas Ótimo e Bom for maior ou igual a 75% considera-se que o quesito atende os parâmetros mínimos de qualidade.

A equipe da CPA que conduziu o trabalho de autoavaliação institucional 2013 foi composta pelos representantes dos alunos Ana Carolina da Silva e Sá, Diana Aguiar, Felipe Mesquita, Marcionei Bedin, Raphael Bressan e Vitória Beatriz Falcão Kupas; pelos representantes dos professores Adriano Heis (presidente da comissão), Ailton Durigon, Eduardo Aquino Hübler, Graciane Regina Pereira, Lucas Bastianello Scremin e Ramon Salvan; e pelos representantes dos técnicos administrativos Camila Koerich Burin, Eliane Trajano, Jeane Aparecida Silveira, Khrisna Viviane da Silva, Nelson Granados Moratta e Raphael Thiago Gerba.